Em março há Poesia à Mesa em São João da Madeira

Para assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se celebra a 21 de março, o município de São João da Madeira promove ao longo do mês várias iniciativas poéticas, espetáculos e declamações por toda a cidade.

A campanha Poesia à Mesa vai já na sua 16ª edição, e para além das habituais sessões de declamação de poesia nos restaurantes e padarias aderentes, conta ainda com vários espetáculos que juntam a poesia à música e um concurso aberto ao público.

Na semana de 19 a 23 de março ouvem-se declamações e performances poéticas ao almoço ou ao jantar em 12 restaurantes da cidade. As sessões estão ao encargo de diversos grupos de teatro da região e os espaços aderentes são: Oliva Palito, Tudo aos Molhos, Neptúlia Bar, Bacana, Ponto Zero, Mutamba, River, Bonzão, Harpa, Fénix, Aconchego do Quintal e Fábrica dos Sentidos.

Este ano, os poetas homenageados são Camilo Pessanha, Golgona Anghel, Mário Quintana, Pedro Homem de Mello, Tolentino de Mendonça e Violeta Figueiredo. Os textos dos seis autores vão ser impressos em vários objetos, como chávenas, sacos de pão, aventais e lápis, e distribuídos pelos espaços comerciais da cidade, como forma de divulgar a palavra e a imagem dos poetas.

No dia 21, a obra de Fernando Pessoa vai estar em destaque. Os Paços da Cultura acolhem, às 21h30, o espetáculo «Pessoas de Fernando», um projeto de interpretação dos textos do poeta lisboeta, que os combina com música.

A Casa da Criatividade também vai ser palco de dois serões de música e poesia. Já este sábado, dia 17, Pessoa volta a estar no centro das celebrações, mas desta vez com o heterónimo Álvaro de Campos. O poema de 1928, «Tabacaria», é o texto adaptado para barítono, soprano e ensemble, do espetáculo de ópera de câmara, com voz de Inês Simões.

No dia 24, o programa fecha com um serão poético que reúne dois grandes nomes da música portuguesa, António Manuel Ribeiro, dos UHF, e Sérgio Castro, dos Trabalhadores do Comércio, conduzidos pelo poeta José Fanha e pelo performer Paulo Condessa.

Até 25 de março, decorre ainda o concurso Poesia na Corda, destinado ao público em geral, que para participar tem apenas de deixar o seu poema na Associação Ecos Urbanos ou na Biblioteca de S. João da Madeira. Os autores dos melhores poemas serão anunciados a 12 de abril.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Neste restaurante a comida vem do quintal
Um restaurante palacete em São João da Madeira
Tripa de Aveiro chega a São João da Madeira




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend