Publicidade Continue a leitura a seguir

A receita de sapateira do chef Rodrigo Castelo

Veja mais imagens deste prato de sapateira na fotogaleria.
Primeiro preparam-se os picles, depois recheia-se a casca da sapateira.
Vinagre, água, sal fino, açúcar branco, couve-flor, cenoura laminada e couve-roxa são os ingredientes necessários para se fazer os picles.
Os picles são usados para rechear o casco da sapateira, que também leva a carne do crustáceo e maionese, ketchup, mostarda, piripiri e o suco escorrido da sapateira.
Idealmente, a sapateira é servida com pão torrado com manteiga.
O chef Rodrigo Castelo tem paixão por marisco e desenvolveu uma receita que é evocativa da grande mesa petisqueira nacional, do casco de sapateira.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Receita de casco de sapateira

Picles caseiros
Ingredientes
100 g vinagre
200 g água
20 g sal fino
20 g açúcar branco
50 g couve-flor
50 g cenoura laminada
50 g couve roxa

Preparação
Numa panela, aquecer a água, vinagre, sal e açúcar até dissolver tudo. Adicionar à cenoura e à couve-flor numa caixa à parte, e à couve roxa numa outra caixa. Deixar repousar pelo menos 24 horas, idealmente uma semana.

Casco de sapateira
Ingredientes
1 sapateira bem cheia de 1kg
20 g maionese
20 g ketchup
20 g mostarda
8 gotas piri-piri
30 g suco escorrido da sapateira
50 g picles caseiros

Preparação
Cozer a sapateira durante 15 minutos numa panela com 6% de sal em relação à quantidade de água. Arrefecer em água e gelo com a mesma percentagem de 6% de sal. Arranjar a sapateira, reservando a carne das patas e o interior da sapateira. Misturar a carne com a maionese, ketchup, mostarda, caldo de sapateira e o piri piri. Retificar com sal e pimenta moída a gosto. Rechear o casco de sapateira com a mistura preparada. Colocar a carne branca por cima e os picles caseiros picados. Servir com pão torrado com manteiga.

À boleia na caranguejola dos fundos

A fêmea produz milhões de ovos e na altura certa é um regalo para nós, os viciados na cascaria. É que os ditos permanecem alojados no interior da sapateira ao longo de meio ano, forçando a pré-mamã a esconder-se de predadores e outras ameaças, por debaixo de pedras do fundo. Já se vê que em termos de rendimento de sabor à mesa é na fêmea que nos concentramos, mas as copiosas pinças dos machos também são ricas e saborosas.

O chef Rodrigo Castelo tem paixão por marisco e desenvolveu uma receita que partilha connosco e que é evocativa da grande mesa petisqueira nacional, do casco de sapateira. A carne sumarenta das pinças e membros é extraída, e depois integrada no recheio, que inclui a seiva que sai naturalmente da sapateira quando se desmonta, após cozer.

A produção de picles caseiros pode fazer afastar os menos afoitos, mas é mais simples do que parece, e é um ensinamento que poderemos utilizar noutras situações, com outros produtos. Boas experiências!

Leia também:

Receita de caranguejo na pombinha
Receita de lavagante, abacate e tomate verde
Receita de pescada com ervilhas e papada curada