Publicidade Continue a leitura a seguir

8 restaurantes para conhecer na Serra da Estrela

Percorrer a fotogaleria para ver as sugestões. Na fotografia: Arroz de carqueja no restaurante Abrigo da Montanha, na aldeia de Sabugueiro. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
1. O Abrigo da Montanha (Sabugueiro) O Abrigo da Montanha é um restaurante e antiga estalagem já com quatro décadas de existência, inaugurada quando a Serra da Estrela se começou a destacar como destino turístico de inverno. Depois de obras de melhoramento, reabriu em outubro de 2015. A porta ao lado do hotel é a do restaurante, que era já um clássico na aldeia e que não perdeu clientela com a renovação. Aqui, continua a comer-se os petiscos regionais da serra. Não falta o arroz de carqueja com enchidos, o cabrito assado, o bacalhau com pão e podem ficar a conhecer-se os vinhos da Quinta da Passarella. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
2. Madre de Água (Vinhó, Gouveia) Inserido no hotel rural e quinta com o mesmo nome – aberto a hóspedes e não hóspedes – este restaurante tem uma lareira em que os clientes podem aquecer-se antes, durante ou depois de um jantar de sabores regionais. Da cozinha saem os tradicionais pratos de cabrito, de bacalhau ou de borrego. Espaço ideal para se ficar a conhecer os vinhos da casa e o seu queijo DOP da Serra da Estrela. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
2. Madre de Água (Vinhó, Gouveia) (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
3. Puralã (Covilhã) Queijo de cabra gratinado com cantarelos em compota, cebola roxa e vinagre de figo, creme de castanhas e aipo com raviolis de trufa e shitake ou pastel de molho da Covilhã com caldo aromático de rabo de boi e açafrão são algumas das criativas entradas disponíveis no restaurante do Hotel Purãlã. Nos pratos principais há angus de Idanha na tábua com batata rústica e salada de abacate, tomate e queijo de cabra curado ou truta de Manteigas com camarão, crocante de massa folhada, duo de legumes e gengibre rosa. As criações são do chef Hélder Bernardino. (Fotografia de Sara Matos/Global Imagens)
3. Puralã (Covilhã) (Fotografia de Sara Matos/Global Imagens)
4. Restaurante Berne (Manteigas) Situa-se no rés-do-chá do hotel, numa sala envidraçada com vistas sobre o Vale do Zêzere. Com este cenário pode comer-se tudo o que é da região - não falta o cabrito, as migas de feijoca com enchidos ou trutas em escabeche. Também há especialidades internacionais como raclette e fondue, receitas que Maria José Martins e o marido trouxeram da Suíça, onde trabalharam antes de abrirem este negócio na sua terra-natal. (Fotografia de Pedro Granadeiro/Global Imagens)
4. Restaurante-Hotel Berne (Manteigas) O Vale do Zêzere. (Fotografia de Pedro Granadeiro/Global Imagens)
5. Restaurante Cova da Loba (Linhares da Beira) Este restaurante na aldeia história de Linhares é, além de um dos restaurantes mais confortáveis da região, um dos mais criativos. A comida é de conforto e sempre de inspiração regional, tendo em conta os produtos locais. Entre as criações dos chefs Valdir Lubav e André Clara, encontram-se, por exemplo, a sopa de perdiz com boletus e shitake em massa folhada, a alheira de caça e compota de cebola roxa ou o queijo de cabra panado com compota de frutos do bosque. (Fotografia de Jorge Amaral/Global Imagens)
5. Restaurante Cova da Loba (Linhares da Beira) (Fotografia de Jorge Amaral/Global Imagens)
6. Quinta Santo António do Rio (Celorico da Beira) Apreciadores da gastronomia beirã, Luís Ferreira e Sofia Alves não aceitaram o convite que António Nobre lhes fez para gerirem a Quinta Santo António do Rio, uma propriedade herdada há 20 anos e transformada em agroturismo, com restaurante e alojamento. Na elaboração da carta, com a mãe de António na cozinha, pegaram em receitas antigas e focaram-se na vitela, borrego e bacalhau assados no forno e no porco preto ibérico grelhado, introduzindo subtis alterações. (Fotografia de Jorge Amaral/Global Imagens)
6. Quinta Santo António do Rio (Celorico da Beira) (Fotografia de Jorge Amaral/Global Imagens)
7. Lá em Casa (Gouveia) Restaurante rústico com vista panorâmica sobre Gouveia e a Serra da Estrela. Aposta principalmente nos grelhados e nos pratos regionais. Há polvo grelhado, carne Barrosã e lombinho de porco recheado com queijo de ovelha e molho de morcela. (Fotografia de Jorge Amaral/Global Imagens)
7. Lá em Casa (Gouveia) (Fotografia de Jorge Amaral/Global Imagens)
8. Quinta das Courelas (Fornos de Algodres) Este é um dos restaurante mais procurados do concelho. As refeições podem ser feitas num dos dois espaços do restaurante: Abrigo das Courelas, com uma decoração campestre, acolhedora e romântica e uma lareira ou ao lado na sala Taska Serrana, mais moderna. As 'estrelas' da carta são o cabrito assado com batata, arroz a grelos, disponível todos os domingos ou à semana consoante encomenda, e as febras na telha. (Fotografia de Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)
8. Quinta das Courelas (Fornos de Algodres) Febras na Telha é uma das especialidades da casa.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os produtos locais e os pratos regionais continuam a ser a prioridade dos restaurantes que se encontram pela serra. Queijo DOP, morcela, arroz de carqueja, migas de feijoca ou cabrito assado são apenas algumas das iguarias serranas que se podem encontrar nestes restaurantes.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Aqua Village: o resort rodeado de natureza na Serra da Estrela
Beira Alta: roteiro pelo queijo e paisagens da Serra da Estrela
Covilhã: Muito mais do que uma porta para a Serra da Estrela