Publicidade Continue a leitura a seguir

Comida tradicional e do mundo na Avenida da Boavista

Percorrer a fotogaleria para conhecer 8 restaurantes onde almoçar na Avenida da Boavista. Na foto: Hambúrguer da Nook Hamburgueria & Pregaria. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
1. Casa das Bôlas A celebrada Pastelaria da Sé, de Lamego, abriu uma sucursal junto à Casa da Música, em finais de 2016. O nome não esconde segredo: na Casa das Bôlas vende-se o tradicional «pão» recheado transmontano e doces conventuais As bôlas mais carismáticas são a «da casa», com presunto e fiambre, a de sardinha, a de bacalhau e a de carne em vinho e alhos. Depois há ainda a de presunto e salpicão, a de queijo e fiambre, a de frango e a vegetariana, a mais recente e que nasceu por sugestão de um cliente. É possível pedi-las à fatia, para comer sentado à mesa, ou à unidade ou meia unidade, para levar. (Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens)
2. Cufra O Cufra é um clássico da cidade. Funciona como cervejaria, marisqueira e grill. Aberto em agosto de 1974, o restaurante já viu passar várias gerações de portuenses à procura das suas francesinhas. E não só. Do hamburguer ao pica pau, do bife ao peixe grelhado, há sempre um pouco de tudo. (Fotografia: Fernando Pereira/Global Imagens)
3. Sete Banhos No Sete Banhos desafia-se os limites do que se pode pôr no meio do pão. Há espaço tanto para os recheios tradicionais, como o presunto, que aqui chega com 24 meses de cura, ou o típico prego no pão, como para combinações mais arrojadas, de que é exemplo a de pernil fumado com pimento, cebola roxa e queijo raclette. Para adoçar há ainda uma sandes de chocolate preto com requeijão e morangos fatiados, uma combinação improvável mas que não desilude. (Fotografia: Artur Machado/GI)
4. Pita Gourmet Aberto este ano, o Pita Gourmet apresenta uma ementa onde se encontra moussaka, pitas recheadas, húmus, pikilia (uma variedade de 4 carnes grelhadas com acompanhamentos) e várias opções vegetarianas. Para acabar a refeição não pode faltar a tradicional baklava ou iogurte grego servido com nozes e mel. Tudo para apreciar num espaço acolhedor, pintado com as cores da bandeira grega. (Fotografia: DR)
5. Portobeer No Portobeer o «rodízio de francesinhas» (com bife, com carnes brancas, vegetariana, de carne assada e do mar) pode ser acompanhado por cervejas dos quatro cantos do mundo. Na lista há cervejas alemãs, belgas, inglesas, irlandesas, checas e holandesas e até uma jamaicana. A representar Portugal está a Seleção 1927. (Fotografia de Artur Machado/GI)
6. Bola Falafel Shlomo e Nativ, pai e filho, preparam diariamente pratos israelitas e kosher, num espaço discreto no início da Avenida da Boavista. Os sabores apurados e (ligeiramente) picantes surgem em pratos como shakshuka - um refogado de tomate, vegetais e ovo -, couve-flor frita, hummus - pasta de grão-de-bico com especiarias - e falafel. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
7. Em Carne Viva Num edifício do século XIX, em plena agitação da Avenida da Boavista, encontra-se o Em Carne Viva. Aqui serve-se alta-cozinha vegetariana, inspirada na comida regional portuguesa. Especialidades como os cogumelos à Bulhão Pato ou os brigadeiros de Mirandela, que saem das mãos do chef Vítor Rodrigues. O menu diário fica muito em conta em comparação com o preço à carta (25 euros, em média). Tem sempre três opções, sendo que à quinta-feira, também há francesinha vegetariana. O menu é servido com couvert (pão artesanal e azeite aromatizado), sopa, prato e uma bebida - infusão de ervas quente ou fria. Tudo por 9,50 euros. O suplemento de sobremesa e café é 2,90. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
8. Nook Hamburgueria & Pregaria A carne proveniente de três cortes de bovino e que é picada na Nook faz a diferença, assim como os bifes do lombo que recheiam os pregos, e os molhos caseiros. Na lista constam 17 hambúrgueres e pregos, mas destacam-se o manfia, com carne de bovino, rúcula, tomate seco, mozarela fresca e molho pesto caseiro, o saboroso veggie com hambúrguer de grão, cogumelos, beringela, tomate, cebola e queijo de cabra, e oprego boom com bife do lombo grelhado, molho de cogumelos frescos e natas. Para terminar a refeição, há mousse de chocolate, baba de camelo ou brigadeiros, mas são as tartes que mais elogios têm roubado, tanto a de banana e caramelo, como a de lima. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Francesinhas, especialidades gregas, hambúrgueres ou pratos vegetarianos – na Avenida da Boavista, no Porto, há um pouco de tudo por onde escolher. Seja um almoço formal ou mais descontraído, não faltam opções para quer almoçar perto desta comprida avenida.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.