Publicidade Continue a leitura a seguir

11 quintas do Douro onde se come (e bebe) bem

Saiba mais sobre estas quintas e restaurantes ao longo desta fotogaleria. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)
1. Cozinha da Clara, Quinta De La Rosa Na La Rosa, todos os caminhos vão dar à Cozinha da Clara. O restaurante, liderado pelo chef Pedro Cardoso, um homem da terra, tem vista para o rio e uma cozinha inspirada nos sabores locais – com toque contemporâneo, mas sem devaneios. Tem vindo a tornar-se uma referência. Há um menu fixo para quem optar pelos programas de vindimas. Gaspacho de uva rabigato, truta salmonada, salada de ervas e vinagrete de uvas arinto, coxa de pato confitado, com arroz cremoso de cogumelos e redução de uva touriga nacional e ainda uma tarte de uva moscatel branco e roxo com gelado das mesmas. E vinho,muito vinho de La Rosa, é claro. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)
2. Quinta do Vallado É o restaurante ideal para as pessoas que ficam alojadas no hotel, até porque a carta é curta. Mas de qualidade. Aquando do check-in, escolhe-se logo o prato, havendo sempre duas opções do dia à escolha: carne ou peixe. Comida caseira, feita a partir de receitas tradicionais, de preferência acompanhado pelo vinho... da casa. Seja vinho de mesa ou do porto. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)
3. Bistro Terrace, Quinta do Tedo No recente Bistro Terrace servem-se tapas com vista sobre o Tedo. Croquetes de morcela, pica-pau de atum com laranja, lombo maturado, bacalhau confitado com puré de grão-de-bico ou tarte tatin de pimentos e queijo de cabra acompanham os vinhos e azeites da casa. No fim, há que guardar espaço para a cremosa sobremesa de chocolate, servida com frutas e redução de porto tawny. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
4. Conceitus, Quinta Nova de N.ª Sr.ª do Carmo Para que a visita à Quinta Nova fique completa, há que reservar tempo para um almoço ou jantar no terraço do Conceitus. Todos os dias estão disponíveis dois menus de degustação, com quatro momentos, cada um deles pensado e executado pelo chef André Carvalho para harmonizar com uma seleção de vinhos da casa, que muda diariamente. À mesa chega também outro produto da casa, só disponível aqui, o azeite. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
5. Quinta da Marka (por marcação) Susete é a cozinheira que enche a mesa dos hóspedes da Quinta da Marka com os mais saborosos petiscos. Bolinhos de peixe, bacalhau com broa e javali estufado são algumas das especialidades que prepara. Na quinta também são organizadas receções de casamentos e batizados, na ampla sala de jantar ou na recente esplanada coberta, sempre com o Douro no horizonte. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
6. Quinta de Tourais (por marcação) Além de refeições para grupos no terraço soalheiro da propriedade, Liliana e Manuela também organizam workshops de cozinha portuguesa, que incluem prova de vinhos a acompanhar a refeição preparada. Para o verão de 2019, planeiam começar a organizar jantares vínicos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
7. Quinta do Pôpa (por marcação) Não basta chegar e sentar (convém sempre reservar), mas compensa. Há três tipos de oferta: almoços vínicos (pratos durienses harmonizados com vinhos da quinta), wine brunch, um pequeno almoço tardio com petiscos e vinhos da terra, e ainda o Pôpa Pic-Nic. Eles preparam o cesto e o visitante apenas tem de encontrar o local perfeito para estender a toalha. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)
8. Quinta do Crasto (por marcação) Pão, queijo, azeite, bacalhau à lagareiro – além de vinhos, a Quinta do Crasto produz também azeite – e um bom vinho, ou vários, não é preciso muito para um almoço ou jantar de eleição. A isto junta-se a vista sobre o rio e os socalcos. Não é um restaurante é uma... experiência. Os lugares são escassos, por isso a marcação é fundamental. (Fotografia: Orlando Almeida/GI)
9. Quinta da Roêda (por marcação) No espaçoso centro de visitas da Quinta da Roêda também são servidas refeições para grandes grupos (mín. 50 pessoas), em formato buffet com vários petiscos, queijos, enchidos, saladas e pratos mais substânciais, como arroz de pato ou bacalhau à Zé do Pipo. Também são atendidos pedidos especiais, como pratos vegetarianos ou com outras restrições. (Fotografia: Rui Manuel Ferreira/GI)
10. Quinta do Panascal (por marcação) A casa principal da propriedade está disponível para refeições de grupo (mín. 10 pessoas), servidas nas várias salas ou até no jardim, e preparadas pela dona Mila. É comida caseira, mais tradicional, como o cabrito assado, ou nem tanto, caso da lasanha de legumes. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
11. Quinta da Casa Amarela (por marcação) Além dos petiscos que acompanham todas as provas, também são organizados almoços e jantares de grupos na sala de refeições decorada ao estilo rústico. À mesa são servidos os sabores tradicionais da região, com os vinhos da casa a acompanhar. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Turismo e gastronomia andam de mãos dadas. No Douro, isso não é, certamente, exceção. Na fotogaleria acima, fique a par de 11 das melhores quintas do Douro para comer uma boa refeição, acompanhada de um bom vinho, e as informações alusivas a cada um destes espaços.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

El País: Douro entre as melhores viagens por estrada do mundo
O miradouro de Aveiro que já foi uma salina
Lamego: um postal do Douro que merece um brinde