Publicidade Continue a leitura a seguir

Volta a Itália em 10 pizarias imperdíveis em Lisboa

Percorra a fotogaleria para conhecer 10 pizarias em Lisboa. Na fotografia: Pizaria In Bocca Al Lupo, no Príncipe Real (Fotografia: Direitos Reservados)
1. Massa Fina, Estoril (Cascais) Piza com bolo do cado - com cogumelos, beringela, milho e cebola -, piza vínica – com bolonhesa, pimentos e redução de vinho Santa Vitória – ou até uma de massa fina - com bacon e cebola caramelizada - são algumas das que estão agora disponíveis no novo restaurante Massa Fina, integrado no hotel Vila Galé Estoril, onde funcionava o Inevitável Vinhos e Petiscos. As receitas são do chef do Vila Galé, Francisco Ferreira. (Fotografia: Direitos Reservados)
2. Zero Zero - Jardim do Príncipe Real (Lisboa) A massa é confecionada de forma diferente, o que garante pizas mais finas e crocantes, assim como de mais fácil digestão. Por detrás da Zero Zero estão o empresário da restauração Rui Sanches, sócio do Alma, de Henrique Sá Pessoa, e da Sala de Corte, ambos em Lisboa. (Fotografia: Direitos Reservados)
3. Forno d'Oro, Marquês de Pombal (Lisboa) Pizas de massa alta, tal como se come em Nápoles, são servidas no Forno D’Oro, que deve o nome ao forno revestido a ouro de nove toneladas presente na cozinha. Na lista de ingredientes das coberturas das pizzas há sabores bem portugueses, como requeijão de ovelha, alheira, paio de porco preto e bacalhau fumado. (Fotografia: Direitos Reservados)
4. In Bocca al Lupo, Príncipe Real (Lisboa) É a primeira pizaria biológica de Lisboa, que utiliza somente ingredientes frescos italianos e portugueses. Uma das vantagens, para os clientes que entram na Boca do Lobo (tradução do original In Bocca al Lupo) é poder acompanhar todo o processo de confeção da piza até que ela entra no forno de lenha. Depois, é comer. (Fotografia: Direitos Reservados)
5. Pizzeria Lucca, Alvalade (Lisboa) Com forno de lenha, seguindo a tradição, um ambiente convidativo e uma carta de pizas extensa, a Pizzeria Lucca reúne todos os ingredientes para uma boa refeição. Este foi o primeiro da trilogia de restaurantes italianos abertos por Carlos Sousa em Lisboa, tendo-se seguido o La Finestra e o Tavola Calda. (Fotografia: Direitos Reservados)
6. Casanova, Santa Apolónia (Lisboa) De Santa Apolónia chegam e partem comboios, e na pizeria Casanova, mesmo ali ao lado, repartem-se fatias de piza feitas em forno de lenha. A técnica é dos verdadeiros pizaiolos de Itália e chegou a Lisboa em 2000 pela mão de Maria Paola Porru. (Fotografia: Direitos Reservados)
7. Mercantina, Alvalade e Chiado (Lisboa) A Mercantina honra a tradição das pizas napolitanas com condições específicas, como a humidade e a temperatura de forno, que atinge quase 500ºC, o que lhe permite manter a distinção atribuída pela Associazione Verace Pizza Napoletana. O forno, de lenha, foi construído à mão e veio de Itália. (Fotografia: Direitos Reservados)
8. Pizaria Turca e Turkish Kebab House, Arroios (Lisboa) Na verdade, não é apenas uma pizaria, mas também um hostel, um talho e um restaurante abertos por Abdulkadiri e Salima Seymen, a viver em Portugal há dez anos. Também há «o melhor kebab de Lisboa», assim o descreve o empresário, que classifica a comida turca como menos condimentada e mais suave do que a indiana. (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)
9. Pizza a Pezzi, Príncipe Real (Lisboa) As fatias de piza estão sempre prontas para levar, neste espaço dos mesmos donos do Casanova, em Santa Apolónia, mas não sem antes serem aquecidas no forno e serem colocadas numa caixa. É uma boa sugestão para uma piza fora de horas. (Fotografia: Direitos Reservados)
10. Da Beppi, Campo Pequeno e Lumiar (Lisboa) O espaço não é moderno, mas a qualidade das pizzas, respetivos preços e gelados justifica uma visita à Da Beppi, que oferece combinações clássicas e outras tradicionais dos anos 90. Um ponto a favor: existe serviço de venda para fora. (Fotografia: Direitos Reservados)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Fatia a fatia, ninguém resiste a uma boa piza. Esta especialidade terá surgido com os egípcios, há mais de cinco mil anos, quando misturaram farinha com água e a puseram em fornos rústicos. Depois, os fenícios acrescentaram carne e cebola ao pão e, mais tarde, foram os italianos que lhe adicionaram o tomate, ervas e azeite. Hoje associada à gastronomia italiana, a verdade é que a piza pertence a qualquer cozinha e continua a deliciar gerações – seja servida no prato ou comida de forma mais prática.

Porque hoje faz todo o sentido comer uma piza, aqui ficam 10 restaurantes em Lisboa onde comer este prato.

 

Leia também:

Massa Fina: novos gelados e pizas artesanais no Estoril
10 pizarias no Porto para conhecer no Dia Mundial da Piza
Viseu: Uma pizzaria de ‘Inprovviso’ com produtos da região