Publicidade Continue a leitura a seguir

Vinho do porto e bolo-rei: 7 combinações perfeitas

Percorra a fotogaleria para conhecer sete sugestões de vinhos do porto que rimam na perfeição com bolo-rei.
1. Andresen 10 Anos Porto Branco (50cl) | Andresen Preço: 17 euros Classificação: 17 Muito fino na boca, aromas cítricos e de nougat, confirmados na boca, invulgarmente complexa. Desempenho brilhante com a massa de brioche que compõe o bolo-rei, melhor ainda com o bolo-rainha.
2. Messias 10 Anos Porto Branco (50cl) | Soc. Agr. e Com. Messias Preço: 14 euros Classificação: 16 Vinho vigoroso e cheio de personalidade, a beneficiar do conhecimento da casa em matéria de portos e respectivos stocks, apto para diversas harmonizações. Lote muito feliz.
3. Dalva 10 Anos Porto Tawny | C. da Silva Preço: 20 euros Classificação: 17,5 Brilhante e avassalador, quase a fazer esquecer que se trata de um 10 Anos. A casa possui stocks extensos e ricos que lhe permitem fazer preciosidades destas a preço convidativo. Resolve bem o bolo-rei.
4. Quinta de Ervamoira 10 Anos Porto Tawny | Adriano Ramos Pinto Preço: 25 euros Classificação: 17 Um vinho do Porto para visitar todos os dias, enquanto se vai consumindo o bolo-rei devagar, como é costume nos lares portugueses. Notas exóticas de frutos secos e passas de uva, num belo conjunto.
5. Preguiça 10 Anos Porto Tawny | António Fraga Preço: 15 euros Classificação: 17 Bom exemplo de um tawny 10 anos do produtor, iniciativa que saudamos e queremos ver repetida mais e mais vezes. A doçura é acentuada e vai directa à fruta cristalizada do bolo-rei. União feliz.
6. Cálem Velhotes 10 Anos Porto Tawny | Sogevinus Preço: 15 euros Classificação: 16,5 Marca clássica no mundo mais tradicional e popular do vinho do Porto, a que talvez por se ver nas prateleiras dos cafés não inspire a maior confiança ao apreciador iniciado. Nada mais errado, é um vinho inteiro e fresco, a clamar por prova.
7. Sandeman 10 Anos Porto Tawny (50cl) | Sogrape Preço: 12 euros Classificação: 16,5 Junta notas de frutos vermelhos e frutos secos num mesmo vinho, num universo de aromas que o tornam num vinho de prazer. Companheiro indefectível do bolo-rei.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O vinho do porto divide-se normalmente em dois grandes grupos, tawnies e rubys. Os primeiros, como o nome indica, aloiram ao perder cor com o envelhecimento no ambiente dito oxidativo dos grandes balseiros, enquanto os segundos envelhecem em garrafa, preservando a cor por mais tempo ao envelhecer em ambiente redutivo, com muito pouco contacto com o ar para além do que existe dentro da garrafa. A estes dois, contudo, há que acrescentar o porto branco, que corresponde aos vinhos do porto que não foram macerados nas películas como as outras duas categorias mas que envelhecem, também eles, em balseiros e vasilhas de grande dimensão.

É por isso que no grande grupo dos 10 Anos, uma das categorias dos vinhos do porto com indicação da idade, junta brancos e tawnies. Nos brancos sentimos mais a frescura, as notas florais e de toffee ligeiro, enquanto nos tawnies há mais profundidade e aptidão gastronómica. Quem se serve avidamente de ambos é o bolo-rei, por conter nuances que acolhem tanto as notas frutadas como as balsâmicas.

A massa de base é normalmente brioche, rica em ovos e leite, declinada depois no bolo-rei típico, com frutos cristalizados dentro da massa e na cobertura, ou com frutos secos, tais como amêndoa, nozes e pinhões, a que por oposição se chama bolo-rainha. Propomos por isso um périplo diferente pelo sempre fabuloso universo do vinho do Porto, com um elenco de luxo na categoria 10 Anos. Bom dia de Reis!

 

Leia também:

Natal: vinhos que ligam na perfeição com bolo-rei
Bolo-rei vegan? Sim, já existe e está à venda
Prefere bolo-rainha a bolo-rei? Este croissant é para si