Publicidade Continue a leitura a seguir

Vinho do Porto: caves da Burmester reabrem com novo museu e zona de exposições

A vista das caves da Burmester.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Depois de vários meses fechadas, as caves de vinho do Porto da Burmester, em Vila Nova de Gaia, reabrem ao público com algumas novidades. O espaço desta marca, que já soma quase três séculos, aproveitou a pausa para ser remodelado e o atual circuito de visitas conta com novas zonas e serviços, que vieram reaproveitar o património histórico que se encontrava no arquivo da Sogevinus (a casa que detém a Burmester, além de marcas como a Cálem, Kopke, Barros e Quinta da Boavista).

As duas principais novidades são a criação de um mini-museu e uma nova sala de exposições. No caso do primeiro, é composto por máquinas antigas utilizadas no processo de vinificação, onde se incluem também as fases de engarrafamento e rotulagem. No caso da nova zona de exposições, esta baseia-se no arquivo da Burmester, dando a conhecer materual diverso como correspondência, antigos rótulos, fotografias e documentos que mostram a evolução da atividade ao longo dos últimos três séculos.

As caves da Burmester, em Gaia. (Foto: Burmester).

“Sendo uma marca que conta com quase 300 anos de vida, a Burmester tem um arquivo muito rico, cheio de histórias para contar e que ajudam a perceber a forma como a marca foi evoluindo e conquistando o seu espaço, até se tornar na referência que é hoje”, explica Maria Manuel Ramos, diretora de turismo da Sogevinus. “Considerámos que tínhamos aqui uma oportunidade para valorizar o passado da empresa e, nesse sentido, quisemos presentear o nosso público com mais algumas dessas histórias e curiosidades, o que nos permitiu enriquecer a visita e torná-la ainda mais distintiva”, afirma a mesma responsável.

Entre os destaques da visita às caves da Burmester está o balseiro mais antigo do grupo Sogevinus, a passagem pelos tonéis de envelhecimento do vinho do Porto, visitas privadas que dão acesso à garrafeira histórica e ao terraço, onde se realizam provas de vinho exclusivas com vista panorâmica sobre o Douro e a Invicta. Em 2019, mais de 120 mil pessoas visitaram as caves da Burmester.