Vinho do Porto: caves da Burmester reabrem com novo museu e zona de exposições

A vista das caves da Burmester.
As caves de vinho do Porto da Burmester, em Vila Nova de Gaia, foram remodeladas e incluem agora um novo mini-museu que explica o processo de vinificação e nova sala de exposições. Em 2019, mais de 120 mil pessoas passaram por aqui.

Depois de vários meses fechadas, as caves de vinho do Porto da Burmester, em Vila Nova de Gaia, reabrem ao público com algumas novidades. O espaço desta marca, que já soma quase três séculos, aproveitou a pausa para ser remodelado e o atual circuito de visitas conta com novas zonas e serviços, que vieram reaproveitar o património histórico que se encontrava no arquivo da Sogevinus (a casa que detém a Burmester, além de marcas como a Cálem, Kopke, Barros e Quinta da Boavista).

As duas principais novidades são a criação de um mini-museu e uma nova sala de exposições. No caso do primeiro, é composto por máquinas antigas utilizadas no processo de vinificação, onde se incluem também as fases de engarrafamento e rotulagem. No caso da nova zona de exposições, esta baseia-se no arquivo da Burmester, dando a conhecer materual diverso como correspondência, antigos rótulos, fotografias e documentos que mostram a evolução da atividade ao longo dos últimos três séculos.

As caves da Burmester, em Gaia. (Foto: Burmester).

“Sendo uma marca que conta com quase 300 anos de vida, a Burmester tem um arquivo muito rico, cheio de histórias para contar e que ajudam a perceber a forma como a marca foi evoluindo e conquistando o seu espaço, até se tornar na referência que é hoje”, explica Maria Manuel Ramos, diretora de turismo da Sogevinus. “Considerámos que tínhamos aqui uma oportunidade para valorizar o passado da empresa e, nesse sentido, quisemos presentear o nosso público com mais algumas dessas histórias e curiosidades, o que nos permitiu enriquecer a visita e torná-la ainda mais distintiva”, afirma a mesma responsável.

Entre os destaques da visita às caves da Burmester está o balseiro mais antigo do grupo Sogevinus, a passagem pelos tonéis de envelhecimento do vinho do Porto, visitas privadas que dão acesso à garrafeira histórica e ao terraço, onde se realizam provas de vinho exclusivas com vista panorâmica sobre o Douro e a Invicta. Em 2019, mais de 120 mil pessoas visitaram as caves da Burmester.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend