Publicidade Continue a leitura a seguir

Visitas grátis e menus especiais. É o Dia do Vinho do Porto

Percorra esta fotogaleria para ver os restaurantes, bares e caves por onde pode passar.
Caves de vinho Até dia 10, várias caves de vinho do Porto preparam eventos especiais para comemorar a data. Caso da Quinta de Santa Eufémia, em Gaia, onde se vai poder ouvir fado enquanto se prova o licoroso; ou do Centro de Visitas da Churchill, que garante uma surpresa na sua sala de degustação. Já as caves Sandeman e Ferreira oferecem visitas gratuitas nos dias 5 e 7, respetivamente, enquanto que as Caves Poças organizam harmonizações em torno dos pastéis de nata da Nata Pura e vinho do Porto. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Rota de gastronomia Em vários locais da região demarcada e no Porto e em Gaia vai ser possível provar, nos próximos dias, petiscos e sobremesas com vinho do Porto. As sugestões ora são doces, como a da Chocolataria Equador que propõe uma trufa de chocolate preto e ganache de laranja e a da Casa de Chá da Boa Nova, que junta o licoroso à sobremesa de violeta, cacau e figo. Já na Santa Francesinha e na Casa Guedes, as sugestões são salgadas: francesinha e queijo da serra com Porto. Os preços variam em cada restaurante. (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
Jantares vínicos Já no dia 7, as harmonizações fazem-se à mesa entre restaurantes e produtores de vinho, que preparam menus especiais para juntar sabores que unem prato e bebida. Da lista fazem parte nomes como o DOP de Rui Paula, que traz ao seu restaurante os vinhos da Quinta do Infantado. A refeição começa com um pastel de chaves e queijo brie, seguindo para polvo e puré de batata fumada e ravioli de legumes, antes dos queijos com compotas que perfazem a sobremesa (menu de 60 euros. No entanto há outros menus a partir dos 25 euros por pessoa (podem ser consultados no site) e outros restaurantes para explorar: Vinha d'Alhos, o Terreiro, a Companhia do Douro e marcas como a Ramos Pinto, Porto Réccua e a cooperativa Lavradores de Feitoria para conhecer.
Port Wine Night Na última noite do evento acontece o Porto Wine Night, em que a rota se faz por bares da baixa da Invicta, que preparam cocktails especiais com vinho do Porto. Na Champanheria da Baixa vai poder encontrar-se uma sangria Porto e no Coctelería, e no Bonaparte Downtown um Porto tónico. Já na rua Cândido dos Reis, o The Twenties serve um Porto tropical. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
Museu do Douro O Museu do Douro é um dos espaços que prepara uma oferta para o público. Todos os visitantes que passarem pelo seu Wine Bar irão receber um cálice de vinho do Porto.
Regata no Douro A regata é exclusiva dos convidados do Port Wine Day, que vão poder subir a bordo de barcos rabelos para um passeio no Douro. No entanto, qualquer um pode assistir à regata a partir dos cais de Vila Nova de Gaia e do Porto, no dia 10, pelas 16h00.
Port Wine Day Sunset Party A derradeira festa acontece pelas 17h00, a 10 de setembro. Chama-se Port Wine Day Sunset Party e vai dar música ao Jardim das Oliveiras nos Clérigos, onde estarão também presentes cerca de 30 produtores de vinho do Porto. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Região Demarcada do Douro já existe há mais de 260 anos e recua aos tempos de Marquês de Pombal. No entanto, a celebração oficial faz-se apenas desde há três anos, altura em que o vinho do Porto recebeu o seu próprio dia internacional: 10 de setembro.

Para comemorar a data, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto passou a organizar, anualmente, o Port Wine Day, um evento que traz jornalistas internacionais até ao norte do país e junta-os a produtores de vinho.

Parte do festival decorre à porta fechada, no entanto não faltam atividades para curiosos, apreciadores e até leigos. A começar pelas visitas gratuitas e pelos menus especiais que alguns restaurantes preparam com vinho do Porto e a terminar numa regata e num sunset que é o culminar da festa. Tudo para ver na fotogaleria acima.

 

Leia também:

Quinta do Douro abre portões a quem quiser vindimar
Há uma vila onde os pratos levam vinho. Saba qual
5 programas para ir vindimar no Douro e no Alentejo