Publicidade Continue a leitura a seguir

Este bar em Braga celebra a amizade sem redes sociais

Esta é a sala de concertos do Pelle. Percorra esta fotogaleria para ver mais imagens deste bar (Fotografias: Paulo Jorge Magalhães/GI)
O Bar Pelle está situado na Rua de São João, por trás da Sé, no centro histórico. Esta é a esplanada e a entrada.
A sala principal deste bar bracarense.
Neste bar ouve-se jazz, blues, fado e bossa-nova.
A garrafeira do Pelle.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Pode passar despercebido, mas mesmo nas traseiras da Sé de Braga, há um bar em média luz, de teto em madeira e chão tosco, que já foi uma mercearia e uma loja de decoração. Chama-se Pelle e o seu ambiente revivalista, com azulejos antigos, fotos e cartazes publicitários de outros tempos, é intencional. Este bar celebra «o tempo em que os amigos se encontravam sem precisar de telemóveis ou de redes sociais», diz o proprietário Rui Gonçalves.

O espaço (que não tem página web nem Facebook) é também uma homenagem. «Foi a forma que encontrei de manter viva a memória de um amigo que desapareceu recentemente. Chamávamos-lhe Pelé, como o jogador. Adaptei o nome para se ler ‘pele’… como ‘à flor da pele’», explica. E depois foi juntar mais ingredientes a esta receita simples: paixão por Braga e pela arte gráfica, e ainda experiência na restauração.

Nas paredes, está exposta parte da coleção de publicidades antigas de Rui. Logo à entrada, placas de mercearias, com referência a marcas do tempo dos avós dele, como a Fábrica de Sabão Confiança, a Knorr ou o vinho do Porto Ferreirinha. Mesmo por cima da porta que dá acesso à sala de concertos, está um cartaz das festas de São João, datado de 1935. «Vamos acrescentar novos elementos, mas quero fazê-lo gradualmente, para ir dando novidade ao público. Consigo encontrar muitas coisas em arrecadações de lojas antigas de Braga», refere o dono do Pelle. Há ainda espaço para os brinquedos portugueses que Rui coleciona desde criança, alguns deles de artesãos como Coelho de Sousa e Armindo Moreira Lage.

Esta é a primeira sala do Pelle, a segunda só abre ao fim de semana. Este bar “escondidinho” de Braga enche-se então, de música Ouve-se jazz, blues, fado e até bossa nova. «Quem aqui vem não paga para entrar. O espaço torna-se pequeno para tanta gente e há pessoas que veem os concertos da rua», conta Rui Gonçalves, empenhado em ampliar a sala de concertos.

No bar, são as cervejas internacionais, como a Erdinger, ou os whiskies, que se destacam. «Decidimos apostar no Nikka, um whisky Japonês, que até há uns anos era o patinho feio. Hoje é cada vez mais reconhecido pela sua qualidade», adianta o dono do bar. E também se serve cerveja artesanal da região.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Braga, uma cidade vibrante de olhos no futuro
A «melhor francesinha do mundo» chega a Braga
Viagem ao passado entre cocktails em bar de Braga