Publicidade Continue a leitura a seguir

Passagem de ano: 12 vinhos que encontra no supermercado

Percorra esta fotogaleria para ficar a par de 12 vinhos ideais para esta passagem do ano.
1. Covela Avesso Edição Nacional Vinho Verde branco 2015 Lima & Smith - 7,5 euros Vinho flexível, produzido a partir de uma casta que urge descobrir. Gosta de peixe, vai bem com presunto e adora desafios, incluindo coisas doces e chocolate. Excelente relação preço-qualidade.
2. Meandro Douro tinto 2015 | Quinta do Vale Meão - 12 euros É o segundo vinho da Quinta do Vale Meão e nesta edição apresenta uma frescura notável, em todas as fases da prova. Está pronto a beber, mas vai beneficiar de um par de anos dormente na garrafeira. Difícil será resistir-lhe.
Álvaro Castro Reserva Dão tinto 2013 | Quinta da Pellada - 15 euros Um Dão de perfil moderno e pronto para a mesa, com tudo o que nos faz gostar muito da região. Equilíbrio e elegância, sobretudo e uma acidez capaz dos maiores desafios.
4. Cartuxa Alentejo Reserva tinto 2013 | Fundação Eugénio de Almeida - 15 euros Um clássico alentejano para acompanhar pratos de carne assada, ensopados e as maravilhosas açordas nos chamam pelo coração quando o frio se instala.
5. Vale da Mata Lisboa tinto 2014 | Rocim - 20 euros Muito bom preço, para este vinho que se tornou clássico logo desde a primeira edição, homenagem à região que viu nascer José Ribeiro Vieira, projecto hoje nas mãos da filha Catarina, enóloga de grande talante.
6. Quinta das Marias Touriga Nacional Dão tinto 2015 | Peter Eckert - 21,5 euros Expressão feliz da casta, preparado para a mesa mais exigente. É um prazer bebê-lo pela frescura e mineralidade que apresenta. Muito importante quando se gosta de vinhos elegantes.
7. Tributo Tejo tinto 2015 | Rui Reguinga - 26,5 euros Vinho produzido a partir das castas que formam a base de Saint-Joseph, no Vale do Ródano (França), plantadas numa pequena vinha ribatejana. Vale bem o preço e vai envelhecer bem em cave.
8. Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas Douro tinto 2015 | Quinta do Crasto - 28 euros Um dos vinhos mais bem sucedidos junto do consumidor nacional, com perfil internacional. O prazer de um grande vinho à mesa, para partilhar devagar com os amigos.
9. S de Soberanas Península de Setúbal tinto 2009 | Soberanas - 31,5 euros É um dos grandes vinhos portugueses. Provém de vinhas de influência a um tempo marítima e quente, enologia de primeira linha. Boa oportunidade.
10. Marquês de Borba Reserva Alentejo tinto 2013 | João Portugal Ramos - 35 euros O exotismo de vinhas muito especiais e o brilho do enólogo João Portugal Ramos, agora secundado pelo filho, a dar-nos prazer e serenidade à mesa partilhada.
11. Ex-Aequo Lisboa tinto 2012 | Quinta do Monte d’Oiro - 49 euros Um vinho raro mas que conseguimos encontrar nalguns supermercados, quando isso acontecer devemos levar para casa e abrir nos grandes momentos, de preferência decantado devagar. Um clássico.
12. Quinta Nova Grande Reserva Douro tinto 2015 | Quinta Nova N. S. do Carmo - 55 euros O enólogo Jorge Alves criou uma linha de oferta de qualidade notável na que é uma das mais belas quintas do Douro. Vinho para um dia especial, sem limite de tempo à mesa e uns bons dez anos de evolução favorável em cave.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Já vai longe o tempo em que os lineares dos supermercados estavam pejados de marcas de que nunca tínhamos ouvido falar. Hoje, os produtores de primeira linha querem estar presentes a cada passagem dos apreciadores dos seus vinhos, mesmo que sujeitos a alguma compressão nos preços praticados.

Parece estar a prevalecer a importância da marca em relação a tudo o resto, o que é bom para nós, amantes dos bons vinhos. Nalguns casos, encontramos mesmo os topos de gama a preços que a estrutura comercial se encarregou de negociar a nosso favor.

Claro que devemos continuar a frequentar as boas garrafeiras, também aí fazemos bons negócios. O segredo é estar atento e acompanhar de perto o que vai acontecendo. Boas compras e bom ano!

 

Leia também:

«Fazendo menos, os vinhos são mais interessantes»
Beber vinho e comer petiscos às portas de Braga
Gaia: Dormir a cinco minutos das caves de vinhos