Gaia: Dormir a cinco minutos das caves de vinhos

O Oh! Porto Apartments, na serra do Pilar, de olhos postos no rio Douro, em Gaia e na ribeira do Porto, tem meia dúzia de apartamentos de depurada simplicidade e com uma vista capaz de fazer soltar exclamações.

O nome do projeto não surge por acaso. «É a reação que se tem quando chegamos aqui e vemos esta paisagem pela primeira vez», explica Pedro Torres, um dos dois sócios-gerentes. Exagerada? Nem por isso. Quando se entra no T2 com o nome D. Luís I, é a varanda e a paisagem com o rio Douro e as ribeiras de Porto e Gaia que «saltam à vista». A ponte que o batiza está a dois passos, o teleférico de Gaia é na mesma rua e as famosas caves de vinho ficam a escassos minutos. Os restantes cinco T0 também receberam os nomes das pontes que atravessam o Douro: Arrábida, Freixo, Infante, D. Maria e São João.

Este projeto tem mais de seis anos e começou, ainda nos tempos de faculdade de Pedro e Bruno Ribeiro, colegas de curso de Gestão Hoteleira. Um dos objetivos da dupla é «abranger famílias e quem prefere maior privacidade e liberdade que num hotel.» O atendimento também é diferenciado com um pequeno-almoço que nos chega à porta numa cesta de vime. Também há serviço de transfer, um pátio no logradouro para uso dos hóspedes e uma pequena loja com produtos regionais onde não poderiam faltar os vinhos, os licores, as conservas ou os doces.

A busca pelo prédio ideal não foi fácil, lembra Pedro, «estava tudo muito caro ou degradado». Acabaram por encontrar este edifício vazio há mais de dez anos e renderam-se à localização. Na recuperação, foi acrescentado um piso aos dois já existentes. O projeto foi levado a cabo pelos amigos arquitetos Nuno Melo Sousa e Hugo Ferreira. Branco, madeira e alguns apontamentos metálicos foram o suficiente. «Mais do que isso, ia atrapalhar», garante Pedro. A simplicidade foi propositada. Afinal, aqui é a vista que manda.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Calçada da Serra, 85, Gaia
Telefone
223216329
Custo
(€) T0 a partir de 80 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Website

GPS
Latitude : 41.13843053975073
Longitude : -8.609283684655793

 

Leia também:

6 hotéis e alojamentos para dormir em Gaia
Um restaurante-terraço escondido em Miragaia com vista panorâmica
Um passeio entre as praias e restaurantes de Vila Nova de Gaia