Publicidade Continue a leitura a seguir

Lisboa: 6 bares para brindar aos 100 anos da caipirinha

Percorra a fotogaleria para conhecer 6 bares na Grande Lisboa onde se pode beber caipirinhas. (Fotografia: DR)
01. Dona Beija (Lisboa) Neste restaurante, que procura recriar o típico boteco-bar brasileiro onde se come e bebe um copo com amigos ou colegas depois do trabalho, há petiscos e pratos quentes cariocas, paulistas e do nordeste, mas é no capítulo das bebidas (nomeadamente das caipirinhas) que a carta surpreende. É que além das clássicas, existem versões de manga, limão, morango e coco e melancia e framboesa. (Fotografia de Pedro Rocha/GI)
02. Linha d’Água (Lisboa) O espaço é sobejamente conhecido e procurado para um final de tarde na esplanada com vista para um espelho de água e respetivo jardim. E se para trincar vale a pena pedir bolos, salgados ou até mesmo pequenas refeições, no copo, além da cerveja e do vinho, há caipirinhas, mojitos e irish coffees para experimentar. (Fotografia de Gerardo Santos/GI)
03. Pitchers – Cocktails Ribeira das Naus (Lisboa) Mojitos, morangoscas, caipirinhas, limonadas e outras bebidas com e sem álcool é o que se pode encontrar nas mãos de quem passa ao fim de semana pela Avenida da Ribeira das Naus, entre o Cais do Sodré e o Terreiro do Paço. Vêm da bicicleta de rua da Pitchers, uma banca à beira-rio especializada em cocktails. É pegar na bebida e apanhar sol nas espreguiçadeiras mesmo em frente ou atravessar a rua e estender-se no jardim. (Fotografia: DR)
04. Bar Moinho D. Quixote (Sintra) Mojitos, margarita, margarita de morango, piña colada e caipirinha. São estas as bebidas por norma mais pedidas neste bar envolto pela vegetação da serra de Sintra, na Azoia, em Colares. É um espaço surpreendente desde logo pela vista sobre a Praia do Guincho e a Serra de Sintra, mas também pelo tamanho da esplanada e por ser um bar construído num moinho antigo no meio do nada. (Fotografia de Fernando Marques)
05. Moscatel de Setúbal Experience (Setúbal) Nesta esplanada em plena Praça do Bocage, na Baixa de Setúbal, o menu tem pastéis de bacalhau com redução de moscatel e bifana cortada na hora e servida em pão escuro, com toppingde moscatel. Na verdade, esta bebida demarcada da região é a estrela de toda a carta, de tal forma que até há uma mosquitinha - caipirinha feita com moscatel. (Fotografia de Paulo Spranger/GI)
06. Doca de Santo O primeiro restaurante a chegar à Doca de Santo Amaro, em 1996, foi recentemente renovado para acompanhar as tendências e é hoje um autêntico jardim à beira-rio plantado, cheio de palmeiras e padrões tropicais na decoração. A carta reflete isso mesmo, com pratos novos, mas se há coisas intemporais, uma delas é a caipirinha, que se pode beber numa nova esplanada, além de outros cocktails. (Fotografias: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A bem da verdade, qualquer bar que se preze deverá ter caipirinhas. Afinal, esta é uma das bebidas mais pedidas em contextos sociais, seja por homens ou mulheres. A bebida – que só pela sonoridade do nome transmite logo o espírito leve e descontraído dos brasileiros – baseia-se numa receita de cachaça, açúcar, gelo picado e lima e deve servir-se (e beber-se) bem gelada, momento em que o sabor é mais intenso. Hoje, 7 de setembro, assinalam-se precisamente 100 anos desde que este cocktail surgiu no interior de São Paulo. Efeméride que se soma à dos 196 anos da independência do Brasil, também assinalados hoje. Dois motivos para brasileiros, e não só, festejarem de copo na mão. Percorra a fotogaleria para conhecer 6 bares na Grande Lisboa onde se pode beber caipirinhas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

6 bares para beber caipirinhas no Porto
Três dias de sons e sabores brasileiros no Porto
As caipirinhas mais originais bebem-se no Marquês de Pombal