Publicidade Continue a leitura a seguir

Feira dos Vinhos do Alentejo chega para apoiar produtores e subir vendas

O Grande Prémio Escolha da Imprensa foi atribuído a 15 vinhos, em diversas categorias. (Fotografia: Miguel Pereira da Silva/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os vinhos de 19 produtores do Alentejo estão disponíveis, desde esta semana, numa feira online promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), para apoiar as empresas e aumentar as vendas, devido à pandemia da covid-19. “Esta é mais uma medida que acionámos para promover o trabalho dos produtores de vinho do Alentejo e colmatar o impacto financeiro provocado pela pandemia de covid-19”, explicou o presidente da CVRA, Francisco Mateus.

A Feira Digital dos Vinhos do Alentejo, que vai decorrer até maio do próximo ano, resulta de uma parceria entre a CVRA, a plataforma de shopping online da Sonae – Dott – e os CTT. Trata-se de uma solução que tem como objetivo “apoiar os produtores e promover o aumento das vendas nacionais”, nesta época marcada pela pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, anunciou a comissão vitivinícola. “Estamos todos juntos desde o início, a reinventarmo-nos e a criar soluções que permitam manter a preponderância dos vinhos da nossa região na economia nacional”, frisou Francisco Mateus.

A feira, nesta fase inicial, conta com a inscrição de 19 produtores, podendo os produtos em exibição ser consultados e adquiridos através deste link. Durante os seis meses da feira, os produtores podem vender garrafas individuais ou packs, criar campanhas exclusivas e fornecer todas as informações sobre as particularidades dos seus “néctares”, nomeadamente sobre o terroir ou as castas.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal, lembrou o organismo. Com uma área de 22,9 mil hectares de vinha, 30% da produção da região é exportada para cinco destinos principais: Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Polónia e China.

A região alentejana – uma das duas regiões do mundo produtoras de Vinho de Talha – é detentora de uma iniciativa pioneira, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que visa melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.