Publicidade Continue a leitura a seguir

Douro: 12 vinhos que ilustram bem este fenómeno

Percorra a fotogaleria para saber mais sobre estes 12 vinhos do Douro.
Casa Ferreirinha Quinta da Leda DOC Douro tinto 2015 | Sogrape Classificação: 18 Preço: 40 euros O triunfo da touriga franca e ao mesmo tempo o demonstrador quase perfeito - porque perfeitos não há - de como a elegância transcende a força e faz cair todas as barreiras regionalistas e bairristas. As uvas são provenientes de talhões selecionados da Quinta da Leda, no Douro Superior, e o lote da edição de 2015 é composto por 50% de touriga franca, 20% touriga nacional, 15% tinto cão e 15% tinta roriz (aragonês). As boas concentrações das polpas dos cachos das diferentes castas que entram na composição do vinho permitem na vinificação uma extração respeitadora do equilíbrio do conjunto. O vinho está pronto a beber desde já e ao longo dos próximos anos vai evoluir bem, graças à estrutura bem urdida e à acidez bem trabalhada que apresenta. O Quinta da Leda é um padrão que a todos diz respeito, do simples amador ao enólogo consagrado.
Mapa Moscatel Galego DOC Douro branco 2016 | Pedro Garcias Classificação: 16 Preço: 9,50 euros Peça que se tem revelado fundamental no portfólio Mapa, a corresponder a uma solicitação do mercado no sentido do vinho fresco e frutado e de leitura direta por vários públicos. Aromático e com alguma estrutura, é flexível à mesa e dá prazer em diversos momentos de consumo.
Mapa DOC Douro branco 2016 | Pedro Garcias Classificação: 17 Preço: 9 euros Vinho que é já uma referência sólida do universo Mapa. Não tem estágio em barrica e foi produzido a partir de uvas rabigato, viosinho, arinto e gouveio. Sente-se particularmente a casta viosinho e todo o conjunto é vibrante e rico. Ótima relação qualidade/preço.
Mapa Vinha dos Pais DOC Douro branco 2015 | Pedro Garcias Classificação: 17,5 Preço: 19 euros O mix de castas é rabigato, viosinho, arinto e gouveio, fermentou e estagiou em barricas de 500 litros de carvalho francês de produção nacional - Palaçoulo -, atingindo maior complexidade, o que complementa na perfeição a forte mineralidade que o vinho tem de base.
Mapa Grande Reserva DOC Douro tinto 2015 | Pedro Garcias Classificação: 17 Preço: 20 euros Produzido a partir de touriga nacional, touriga franca, tinto cão e sousão, uvas pisadas em lagar, estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Lote equilibrado, com uma acidez bem trabalhada, a criar harmonia entre todos os componentes.
Mapa Reserva Especial DOC Douro tinto 2014 | Pedro Garcias Classificação: 18 Preço: 24 euros Entram na composição do lote touriga nacional, touriga franca, tinto cão e sousão. As uvas foram pisadas a pé em lagar, seguindo-se 18 meses de estágio em barricas de carvalho francês. Vinho pronto para durar, estrutura firme, taninos muito finos e uma acidez bem trabalhada.
Séries Donzelinho Branco DOC Douro branco 2016 | Real Companhia Velha Classificação: 16,5 Preço: 17 euros A casta donzelinho branco é mais uma das escolhidas para integrar a fabulosa coleção de ensaios Séries e representa o braço mais exótico e especiado da categoria de brancos. Frutado na entrada, desenvolve balsâmicos no palato, evoluindo sempre em equilíbrio.
Séries Gouveio DOC Douro branco 2016 | Real Companhia Velha Classificação: 17,5 Preço: 17 euros Vindima ligeiramente antecipada e estágio em barrica apenas para metade do vinho produzido a partir daquela que é uma das castas brancas mais emblemáticas do Douro. O resultado é este vinho fresco e vibrante, com uma complexidade algo inesperada e uma grande impressão de frescura.
Séries Cornifesto DOC Douro tinto 2015 | Real Companhia Velha Classificação: 17,5 Preço: 17 Quando falamos de vinhas velhas do Douro, além da idade de mais de 60 anos estamos também a falar de mistura de castas, brancas e tintas. Esta está seguramente incluída, mesmo quando não identificada. Muito floral e notas de cereja madura, conjunto irresistível.
Séries Bastardo DOC Douro tinto 2014 | Real Companhia Velha Classificação: 17 Preço: 17 euros A casta exprime-se normalmente em vinhos pouco extrativos e ligeiros, e este não é exceção. Tem, por outro lado, uma frescura e um equilíbrio que fogem ao modelo standard e nos fazem viajar para outras paragens. Toques salinos na boca, vinho apto à boa mesa.
Séries Tinto Cão DOC Douro tinto 2015 | Real Companhia Velha Classificação: 16,5 Preço: 17 euros Vinho copioso, complexo e tânico, com a casta estreme a manifestar-se em força e elegância. É património duriense de excelência, a casta é grande amiga dos enólogos e tem demonstrado flexibilidade nos estilos que lhe impõem. Muito cedo ainda para beber.
Séries Malvasia Preta DOC Douro tinto 2015 | Real Companhia Velha Classificação: 17 Preço: 17 euros Está entre as castas mais antigas do Douro e não se conhece outra vinificação, pelo que estamos perante uma estreia absoluta. Toca nos extremos cítrico e amargo e apresenta-se com taninos muito finos. Enigmático e misterioso, em boa hora descoberto e dado a conhecer.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O grande vale vinhateiro do Douro conhece hoje grande diversidade e atraiu para os seus vinhedos bons talentos e projectos de vanguarda. Adivinha-se por isso bom e luminoso futuro para os que ousaram. O clássico Quinta da Leda, no Douro Superior, conhece a edição de 2015, ano de muito bons resultados em todo o Douro, e afirma-se como exemplo de elegância e sofisticação.

O labor de Pedro Garcias, dos vinhos Mapa, secundado pelo enólogo residente Sérgio Mendes e tendo o experimentado Francisco Baptista como consultor enológico, foi paulatinamente construindo aquela que é hoje uma das gamas mais patrimoniais de estilos num mesmo produtor, pautada pela diversidade.

A Real Companhia Velha, pela mão de Pedro Silva Reis e o grande enólogo Jorge Moreira, fez o exercício notável de ir buscar castas antigas do Douro, pouco ou nada conhecidas, e selecionar as melhores para produzir vinhos como o Douro nunca viu. Este novo Douro é ouro puro. Boas provas!

 

Percorra a fotogaleria acima para ficar a conhecer os nomes, as imagens, as classificações, os preços e informações adicionais sobre 12 vinhos da região do Douro que mostram – e bem – a força deste prodigioso vale de ouro.

 

Leia também:

8 vinhos do norte alentejano que surpreendem
12 vinhos que casam bem com a dona lampreia
Três hotéis portugueses entre os 10 melhores para fazer sexo