Publicidade Continue a leitura a seguir

7 vinhos brilhantes para nos fazerem brilhar entre amigos

Percorra a fotogaleria para aceder às classificações e preços destes sete vinhos que o farão brilhar num jantar em casa.
Pequenos Rebentos Loureiro Vinhas Velhas edição limitada Reserva DOC Vinho Verde 2017 | Márcio Lopes Classificação: 18 Preço: 17,5 euros Perfil mineral caraterístico de vinhas velhas, o jovem e irreverente Márcio Lopes é um caçador de terroirs com o sexto sentido apurado para a diferenciação, mesmo quando, como é o caso, isso implica mais trabalho na vinha e na adega. Grande exemplar da casta Loureiro.
Alvarinho Deu La Deu Terraços Monção e Melgaço DOC Vinho Verde branco | Adega Coop. Regional Monção Classificação: 18 Preço: 25 euros Transpira inovação este título de luxo da Adega de Monção, graças a um trabalho de síntese de leveduras naturais digno dos grandes produtores de brancos do mundo. Grande equilíbrio em boca, persistência longa, em complexidade. Para amantes e colecionadores de vinhos da casta Alvarinho.
Quinta da Carregosa Grande Reserva DOC Douro branco 2015 | Carregosa Classificação: 17,5 Preço: 19,5 euros Um belo branco duriense, a contrariar a tese de défice de acidez do grande vale vinhateiro. Frescura conseguida pelo trabalho excelente na estrutura, na qual cai com harmonia a acidez natural do vinho. Grande longevidade, é vinho para guardar.
Conde D’Ervideira Reserva DOC Alentejo branco 2017 | Ervideira Classificação: 17,5 Preço: 10 euros Este vinho é já um clássico do Alentejo e esta colheita mostra uma frescura acrescida em relação a colheitas anteriores. Preparado para a boa mesa, é a escolha acertada para um ensopado de borrego ou cação de coentrada, assessorando bem a difícil sopa de tomate.
Dona Maria Amantis Viognier Reserva regional alentejano branco 2015 | Júlio Bastos Classificação: 17,5 Preço: 13,5 euros Fermenta em barricas carvalho francês de 400 litros, seguindo-se um estágio de seis meses. Está aqui um viognier de antologia, com uma elegância a toda a prova. Faz-nos sonhar com os famosos Condrieu, o que nos solos quentes em que as uvas medram tem significado especial.
Quinta de Pancas Chardonnay Reserva regional Lisboa branco 2015 | Quinta de Pancas Classificação: 17 Preço: 14,9 euros A casta chardonnay com a expressividade de Pancas de outrora, graças a um investimento e concentração na enologia moderna. Resultado brilhante, ótimo até para ter por um par de anos na garrafeira, irá evoluir bem. Bom desempenho à mesa.
Herdade da Arcebispa Reserva regional Península de Setúbal branco 2016 | Soc. Agr. Arcebispa Classificação: 16,5 Preço: 7 euros Produzido a partir de antão vaz, verdelho e arinto, enologia a cargo de Gonçalo Carapeto. Estagiou seis meses em barricas de carvalho francês e mostra um perfil invulgar com notas salinas e florais que o tornam apetecível em diversos momentos de consumo. Aguardamos com ansiedade edições futuras deste título.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A oferta nacional de vinhos brancos está a conhecer dias de verdadeira glória, o efeito da nova vaga de enólogos e produtores, advogados sobretudo da autenticidade, está a fazer-se sentir. Estamos há cerca de três décadas na senda de valores incontestáveis no mundo vinícola, através de estágios, viagens e experiências. Deixamos-lhe uma lista com exemplos no país inteiro que comprovam a maturidade da enologia portuguesa na linha da frente. Vinhos brilhantes que o vão fazer brilhar e surpreender. Boas provas!

 

Leia também:

10 vinhos perfeitos para um churrasco de carne grelhada
7 vinhos para beber este verão com os amigos e família
Graham’s lança vinho do porto para celebrar o casamento real