Publicidade Continue a leitura a seguir

6 bares com caipirinhas no Porto para celebrar o Brasil

Percorrer a fotogaleria para conhecer 6 lugares no Porto com caipirinhas. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca)
1. Caipicompany Foi em 2006 que os irmãos Mário e Miguel Ferreira iniciaram o projeto, que também conta com um espaço na Baixa (Rua Conde de Vizela), onde as caipirinhas (e derivados) são o centro das atenções. A criatividade não tem limites e a bebida ganha versões mais ou menos inusitadas, desde a mais leve caipivinho (rosé e lima, 2,5 euros) até à caipistrong (absinto e lima, 3,5 euros). Claro que também há a tradicional com cachaça e lima e cocktails que incluem fruta. Bebidas para todos os gostos, para beber ao som das ondas. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
2. 17º Restaurante & Bar Do último andar do Hotel Dom Henrique, tem-se uma das melhores vistas do Porto. Neste piso e no de baixo funciona um restaurante e bar – o 17º – aberto a todos os hóspedes e não hóspedes. As vistas abarcam desde algumas partes mais altas da cidade, toda a baixa e o mar, lá muito ao fundo, imprime frescura à paisagem urbana. E é com este cenário que, ficando dentro da sala decorada por Paulo Lobo ou na esplanada que se pode comer alguns pratos clássicos da cozinha regional e tradicional portuguesa. O serviço de bar, aberto todos os dias entre as 12h00 e as 02h00, serve cocktails e variados petiscos. (Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens)
3. Base Desde que abriu, no final de 2013, que o Jardim das Oliveiras - na Praça de Lisboa - tem sido o espaço verde favorito de portuenses e turistas para relaxar, ler um livro ou simplesmente apanhar sol. Aqui o trânsito não incomoda - o jardim está acima do nível da rua - e o bar Base, no espaço central, serve todo o tipo de bebidas, entre cerveja, gin, sangria, cocktails e vinho. Para sentar, há a esplanada do bar, mas todo o jardim está disponível para beber uma caipirinha, caipiroska ou caipiríssima. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
4. O Rua – Tapas & Music Bar O Rua foi dos primeiros espaços da nova vaga da movida do Porto a apostar na música ao vivo, uma paixão antiga dos irmãos Garcez, que abriram o bar em junho de 2013. Mesmo apresentando uma ementa gastronómica de qualidade, foram os concertos, principalmente os de música brasileira, que deram fama ao espaço. Hoje, as noites de samba rock e de forró continuam a ser das mais concorridas, mas o Rua não é só música brasileira. Uma última nota: não convém ir muito tarde porque o espaço costuma encher rapidamente. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
5. The Royal Cocktail Club O The Royal Cocktail Club é inteiramente dedicado aos cocktails e oferece uma exclusiva experiência cerimonial e cénica ao preparar e apresentar as bebidas. O conceito do Royal foi trazer para a noite do Porto um espaço calmo e recatado, quase clandestino, um “speakeasy” onde as pessoas pudessem apreciar descontraidamente um cocktail e a arte de os preparar. Foi esse o mote para o piso inferior, com menor lotação do que piso térreo, e que exige reserva prévia. É aqui que se encontram os cocktails mais elaborados e mais demorados. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
6. Maus Hábitos Abriu no ano da Capital Europeia da Cultura (2001) e rapidamente se tornou num dos espaços noturnos mais queridos dos portuenses. Aqui, as gerações cruzam-se e o espaço permite que em salas diferentes os ambientes sejam distintos. Além de bar, discoteca, galeria de arte e espaço de concertos, os Maus Hábitos funcionam também como restaurante - Vícios de Mesa - ao almoço e ao jantar. (Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Hoje duas razões para se comemorar: celebra-se o Dia da Independência do Brasil, que se deu a 7 de setembro de 1822, e está a fazer 100 anos que surgiu, no interior de São Paulo, uma das bebidas mais icónicas do país irmão – a caipirinha.

A receita tradicional junta apenas cachaça, açúcar, gelo picado e lima, mas ao longo dos anos foram aparecendo dezenas de variações, como a capiroska – com vodka -, caipiríssima – com rum -, e caipirão – com Licor Beirão – são algumas delas.

Na fotogaleria acima pode encontrar 6 bares no Porto onde a caipirinha está presente.

Leia também:

3 dias de sons e sabores brasileiros no Porto
Abriu um novo café que é o mais guloso da Foz
Há uma nova cozinha brasileira na cidade