Porto: Há uma nova cozinha brasileira na cidade

Comida de rua brasileira, com um toque de fusão, sambas e chorinhos, e cores que saltam à vista. Neste recanto junto à Ribeira saciam-se as saudades de uma terra para lá do oceano.

Na parede do fundo, um retrato da cantora Carmen Miranda, assinado pelo artista Third, deixa adivinhar qual a inspiração do Xico-Tico, nome que é também ele uma homenagem ao êxito da cantora, Tico-Tico no Fubá. «Ela é a portuguesa mais brasileira de sempre, e nós também já somos um mix de Brasil e Portugal», conta Paula Chaves, que ao lado da mãe, Joceli Silva, construiu aqui um cantinho do país que deixaram há duas décadas.

Em contraste com as paredes brancas, saltam à vista as madeiras escuras e as pinceladas de amarelos vibrantes «Brasil é isso mesmo, é energia», nota Paula. Brasil é também samba, chorinhos e outras músicas tradicionais que se ouvem de fundo. Só falta a comida para completar esta experiência sensorial.

«O Brasil é tão rico em cozinha que é quase uma ofensa só ser conhecido o rodízio», ri-se Paula. E para os que querem conhecer um pouco mais desta diversidade basta olhar para a ardósia recheada de pastéis de vento, bolinhos de feijoada, pães de queijo, coxinhas de frango e tapiocas, lado a lado com opções que se fundem com sabores de outras partes do mundo, como o arancini. «É um petisco italiano, feito com arroz de risotto e recheado com carne seca, que é típica do Brasil», explica Paula.

A confeção destes petiscos, e da feijoada caseira que servem aos sábados, fica ao cargo da mãe, Joceli, que não tem mãos a medir, entre esfirras, corn dogs e ainda os docinhos que nunca desiludem, a saber: brigadeiros, mousse de caramelo, panna guava (panna cotta com cobertura de goiabada), e vários bolos caseiros, assim como taças de açaí ou pitaya servidas com fruta e granola.

Para refrescar há sempre sumos naturais, dos mais comuns, como o de manga ou maracujá, a sabores que «são mesmo para quem gosta», avisa Paula, como o de capuaçú, um fruto de travo terroso intenso. Escolhidos os petiscos basta recostar nas almofadas deste recanto fresco na zona ribeirinha, para que a viagem até ao Brasil se faça num fechar de olhos.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Seis espaços onde provar sabores do Brasil no Grande Porto
Conheça 4 sítios onde pode comer tapiocas no Grande Porto
Pata d’Urso: A nova casa do Porto com sabores do Douro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend