Publicidade Continue a leitura a seguir

Trilhos com vista para o mar açoriano na Ilha do Faial

O Centro de Interpretação dos Capelinhos tem vários espaço que permitem reviver de forma interativa que levaram à formação destas ilhas.
O novo trail running nos Açores situado nos arredores da cidade da Horta
O Trilho do Monte da Guia é o terceiro percurso criado a nível nacional para a prática de trail running.
O terreno é bastante variado sendo possível percorrer zonas de areais, de bosque ou trilhos íngremes.
O trilho é um trajeto circular com cerca de três quilómetros.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O campeão nacional de ultra-trail, Tiago Aires, foi o padrinho da inauguração do trilho do Monte da Guia, o primeiro percurso sinalizado de trail running dos Açores. Situado nos arredores da cidade da Horta, junto à paisagem protegida que lhe dá o nome, trata-se de trajeto circular, com pouco mais de 3 quilómetros, resultante da adaptação de um anterior caminho pedestre já existente, também ele devidamente homologado e agora também apetrechado para a prática desta modalidade de corrida na natureza.

A nova sinalética é específica para o trail running, com diversos sinais de segurança e de orientação do sentido do trilho. Apesar da pequena extensão, acessível a todo o tipo de corredores e caminhantes, o trilho passa por alguns dos locais mais emblemáticos deste bonito recanto faialense, como é o caso do Monte do Queimado, do Monte da Guia, da Praia de Porto Pim e da Ponta do Neptuno.

Quanto ao terreno, é também ele bastante variado, como é esperado num percurso de trail run, sendo possível percorrer zonas de areia, de bosque, trilhos íngremes (tanto a subir como a descer) e escadarias de madeira, tudo isto com uma vista deslumbrante sobre as baías da Horta, das Caldeirinhas, do Porto Pim e, um pouco mais além, a sempre omnipresente montanha do Pico.

O Trilho do Monte da Guia é o terceiro percurso, a nível nacional, criado em exclusivo para a prática de Trail Running. Os outros dois ficam situados no concelho de Miranda do Corvo e de Penacova. No primeiro, são quatro os trilhos (de 6, 9, 29 e 50 km) que cruzam a Serra da Lousã, enquanto o segundo conta com três circuitos de treino (de 6, 15 e 23 km) desenvolvidos pelo ultramaratonista Carlos Sá.

 

Veja também:

Feira de produtos alentejanos chega a Monforte
Um turismo rural para conhecer nos Açores
Dez vistas deslumbrantes no Porto