Publicidade Continue a leitura a seguir

Roteiro pela Linha Azul para celebrar os 15 anos do metro

Percorra a fotogaleria para ver as imagens dos lugares que fazem parte do roteiro. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
1. Mercado de Matosinhos (estação mais perto: Mercado) A Azeitoneira do Porto no Mercado (na foto), o restaurante Al Mercato, do conhecido chef Sergio Crivelli, e a Padaria Pão da Terra juntaram-se este ano às peixeiras, ao mercado de frescos e à incubadora de design do Mercado de Matosinhos, que tem vindo a ser dinamizado com a abertura de espaços modernos que completam a oferta tradicional. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
2. Terrárea (estação mais perto: Matosinhos Sul) A Terrárea é uma loja 3-em-1, grande e cheia de luz natural, onde tudo parece estar em harmonia – as cerca de 200 espécies de plantas com as peças de decoração e ainda a zona de cafetaria, que serve refeições leves e vegetarianos. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
3. DaTerra (estação mais perto: Matosinhos Sul) Foi o primeiro restaurante do grupo a abrir. Serve comida vegetariana em modo buffet ao almoço e ao jantar a preços acessíveis. A Banofee Pie é uma das sobremesas de eleição dos clientes, e foi tornada vegan este ano. (Fotografia: Carlos Santos Silva/Global Imagens)
4. GRUA Surf Co (estação mais perto: Matosinhos Sul) As melhores marcas de surf e bodyboard alojaram-se em Matosinhos, num espaço de decoração minimalista, onde toda a atenção vai para as pranchas, calções de banho, biquínis, mochilas, óculos de sol, relógios e material técnico do dois desportos aquáticos. Café e a exibição de filmes ou campeonatos fazem da loja também um espaço de convívio. (Fotografia: João Manuel Ribeiro/Global Imagens)
5. Bô 457 (estação mais perto: Parque Real) É um restaurante de carne transmontana em terra de peixe. Serve francesinhas da casa, feitas com pão bijou, bife, presunto e queijo de ovelha de Vila Flor, carne certificada de Vinhais: o entrecosto ou o costeletão, acompanhados com batata e uns pimentos pequenos recheados com alheira (de Vinhais) e queijo. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens )
6. Urban Paname (estação mais perto: Câmara de Matosinhos) Cristóvão fornece na Urban Paname uma alternativa ao calçado das lojas de surf e skate, focando-se em sapatilhas casuais. Das várias marcas presentes destaca-se a francesa Vo7, da qual é representante oficial no país, e outras como a Gola, Le Cop Sportif e Victoria. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
7. Ponto 2 (estação mais perto: Casa da Música) Na vitrina da entrada repousam os pães, sempre frescos e caseiros, que chegam da casa-mãe, em Leça da Palmeira. São o acompanhamento ideal para o iogurte com fruta e granola e os sumos naturais de fruta. Juntando-os todos no mesmo menu soletra-se o brunch, que no Ponto 2 se serve sempre aos sábados e feriados, das 11h00 às 16h00, onde por 7 euros se provam ainda pães e croissants, uma fatia de quiche salgada e uma miniatura doce. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens )
8. Le Beard Men's Cave (estação mais perto: Lapa) Nesta «caverna de homens» é possível não só experimentar alguns produtos da marca de produtos para a barba Le Beard – o leque inclui óleos, champôs e bálsamos -, como pedir um corte de cabelo ou barba, na barbearia, e ainda espreitar os artigos Rebel Rebel, Earbox ou Like a Lord – a marca de roupa de Rui Unas. No bar os clientes podem pedir algo para se refrescarem. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
9. Terraço da Cotovia (estação mais perto: Lapa) Vende produtos biológicos de cosmética a preços acessíveis para o rosto, corpo, cabelo, de higiene íntima e para a casa, de marcas portuguesas e estrangeiras. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
10. Arco da Velha Bistrô (estação mais perto: Lapa) Neste restaurante pequeno mas de decoração cuidada, servem-se petiscos, como pataniscas de bacalhau, cebolada de bacalhau com puré de grão, choquinhos salteados com morcela e maçã, espetadinhas de gambas, e menus diários. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
11. TapaBento Trindade (estação mais perto: Trindade) Depois de um espaço na Rua da Madeira, Isabel Canhola decidiu abrir outra na Trindade, mesmo lado da estação do metro. Só abre ao jantar e aposta é em boa comida portuguesa, confecionada com produtos locais, vinhos do Douro e cervejas artesanais. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
12. Pátio Bonjardim (estação mais perto: Trindade) Nas traseiras da centenária loja de ferragens Bernardino Francisco Guimarães abriu há algumas semanas o Pátio Bonjardim. Seja na zona interior, ou na exterior, os clientes podem provar tostas, tábuas, bolos caseiros e chás frios. (Fotografia: Cristiana Milhão/Global Imagens)
13. Cereal Porto Café (estação mais perto: Trindade) Dezenas de cereais, muitos deles importados, como Froot Loops, Lucky Charms, Reese’s Puffs, Cocoa Pebbles, Apple Jack’s, Cap’n Crunch, Sprinkled Donut Crunch e os Shreddies, para juntar com leite ou bebidas vegetais, bolachas, gomas, sprinkles e diversas coberturas é o que pode encontrar no Cereal Porto Café. (Fotografia: Octávio Passos/Global Imagens)
14. Café Rivoli (estação mais perto: Trindade) A sala, ampla e com pormenores decorativos minimalistas não está pensada para servir apenas quem ali se desloca para assistir aos espetáculos. Abre-se igualmente a quem procura apenas uma refeição leve, tomar um café ou ler um livro – com o bónus da vista sobre a Praça D. João I. À semana está disponível um prato do dia, inspirado na cozinha internacional e que, acompanhado de sopa e bebida, se serve pelo preço de 6,50 euros. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
15. Capa na Baixa (estação mais perto: Trindade) O famoso Capa Negra II chegou o ano passado à Baixa do Porto. Mesmo ao lado do Teatro Rivoli abriu o Capa na Baixa. A francesinha é a mesma e para beber está disponível a Seleção 1927, tal como na casa-irmã do Campo Alegre. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
16. Casa dos Waffles (estação mais perto: Bolhão) A Casa dos Waffles trouxe a especialidade belga para o centro da cidade, e pode ser acompanhada de gelados caseiros, chocolate, chantilly, mel, compota ou frutas. Waffle mista, com queijo e fiambre, ou com Kinder Bueno são algumas das sugestões. Crepes caseiros também fazem parte da oferta. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
17. Mesa 325 (estação mais perto: Campo 24 de Agosto) Aberta em 2015, foi a primeira cafetaria no Porto a servir cafés de especialidade feitos de várias formas - Chemex, V60 e prensa francesa. A Vernazza é marca de eleição mas conta agora com a companhia da Luso Coffee Roasters. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
18. Euskalduna Studio (estação mais perto: Campo 24 de Agosto) Neste estúdio à porta fechada, a cozinha é sempre criativa e nunca aborrecida. O espaço doEuskalduna Studio é uma espécie de sonho tornado realidade para o chef Vasco Coelho Santos, que ali pratica uma cozinha sem limites e tabus. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
19. Cozinha do Manel (estação mais perto: Heroísmo) É uma tradicional casa portuguesa com aroma a norte por todos os recantos. Ou traduzindo por miúdos, o cheiro dos bem portuenses filetes, de pescada e polvo, que ali se servem diariamente a ritmo constante. Mais dado a um ritual demorado, o cabrito assado no forno - cujos segredos da preparação são religiosamente guardados por Manuel Mendes. (Fotografia: /Global Imagens)
20. Casa Aleixo (estação mais perto: Campanhã) A poucos metros da estação de Campanhã, vive-se um ambiente tradicional onde o prato de referência é o que carrega os generosos filetes de polvo com arroz do mesmo. Esta é uma das casas históricas da cidade onde cada receita é feita cumprindo todos os rigorosos requisitos da cozinha portuguesa. (Fotografia: Rui Oliveira/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Metro do Porto faz hoje 15 anos e a celebração é feita nas carruagens e nas estações. Em jeito de celebração, a Evasões preparou um roteiro reunindo 20 lugares próximos da estações da primeira linha inaugurada, a linha A (Azul), que começa no Senhor de Matosinhos e termina no Estádio do Dragão, 21 paragens depois. Há restaurantes, cafés, lojas e até uma barbearia para descobrir, percorrendo a linha desde Matosinhos até Campanhã.

Ainda hoje, os utilizadores do metro podem contar com concertos dentro das carruagens, em todas as linhas da rede, música dada por DJs na estação da Trindade, das 17h00 às 20h00, e uma festa na Estação de São Bento, com um concerto da banda The Beetoes, e música dada pelos DJs Rich e Mendes, e Pedro Tabuada, até às 05h30. Os bilhetes são limitados e podem ser adquiridos nos seguintes locais: Fé – Wine & Club; Pregar; Quinta da Foz Gourmet; Café Bacelar; Restaurante Pisca e na Garrafeira TIO PEPE. O programa completo da festa, que é apoiada pela Câmara Municipal do Porto e da Porto Lazer, da RFM, do Fé – Wine & Club, da Fruut e da Padaria Ribeiro, pode ser visto aqui.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Matosinhos: a cidade ao lado do Porto está a mexer
Bonfim: comer e beber na freguesia da boa vizinhança
Porto: 10 restaurantes para conhecer no Bonfim