Publicidade Continue a leitura a seguir

Leça do Balio: O que comer, visitar e comprar na Lionesa

Veja mais imagens ao longo desta fotogaleria. (Fotografias: Pedro Granadeiro/GI)
VISITAR Logo que se chega ao complexo, há arte urbana para apreciar. O mural da Rua da Lionesa é o maior projeto de graffiti e street art do Norte e foi inaugurado em 2014, com a curadoria da artista plástica Catarina Machado, que escolheu dez artistas para ilustrar 1400 metros quadrados. Caos, Colectivo Distopia, Draw, Mr. Dheo, Third, Mar, Mário Belém, Nomen, RAM e Utopia são os artistas que pintaram a partir da história de Matosinhos.
E a uns passos de distância, fica uma das pérolas monumentais da região, o Mosteiro de Leça do Balio, que foi comprado pelo Centro Empresarial há dois anos, e abriu recentemente ao público com uma exposição ligada aos Caminhos de Santiago de Compostela – na Idade Média, o espaço recebia peregrinos. «Monasterium Km 234», patente até ao próximo dia 16, recebe visitas guiadas, de quarta a domingo, das 09h30 às 18h30, por marcação (tel.: 916502392). São grátis, assim como as viagens de autocarro entre a Trindade, no Porto, e a Lionesa, diariamente, em diversos horários.
COMER A carta da C’usina, assinada pelo chef Emanuel Silva, muda de quinze em quinze dias, com pratos baseados na cozinha tradicional com toque contemporâneo (abre de segunda a sexta, das 12h00 às 15h30, preço médio: 16,50 euros).
Já quem apreciar pizas, risotos e lasanhas, pode experimentar o Famiglia, que estreou nova carta há pouco, com novidades e também regressos – entre eles a piza Zuca, com abóbora (abre de segunda a sábado, das 12h00 às 23h00 e desde este domingo até 23 de dezembro, também ao domingo para almoço; preço médio: 14,5 euros).
Também para comer, pode contar com a Padaria Lionesa, que serve pratos de carne, peixe e vegetarianos, além de hambúrgueres, saladas, tostas ou bolos (de segunda a sexta, das 8h00 às 18h00; preço médio 6,50 euros).
Finalmente, existe uma loja onde também se almoça. A Sabores da Herdade centra-se nos vinhos e nos produtos gourmet (como conservas e doces),mas também um prato do dia ao almoço e ainda massas, saladas a crepes (segunda a sábado, das 10h00 às 19h00; preço médio: 8 euros).
COMPRAR Na loja outlet da Atlanta Mocassin há calçado para mulher, homem e criança, em pele, fabricado em Felgueiras, com preços a partir de 15 euros. São mocassins, sapatilhas e botas de coleções antigas (abre às quartas, das 11h00 às 19h00).
Fica também na Lionesa uma das lojas do popular robô de cozinha Bimby, que vende livros, formas de bolos e mais acessórios, além de prestar apoio técnico (segunda a quinta, das 9h30 às 18h00, sexta até às 14h30).

Publicidade Continue a leitura a seguir

A antiga fábrica de sedas, hoje convertida em centro empresarial em Leça do Balio, acolhe mais de cem empresas e cerca de cinco mil trabalhadores, sem contar com os visitantes. É que neste lugar também há restaurantes, lojas, arte urbana e, bem perto, o Mosteiro de Leça do Balio, com uma exposição ligada aos Caminhos de Santiago. Vale a pena a viagem em redor da Lionesa. Conheça na fotogaleria acima sugestões de sítios para comer, fazer compras e visitar.

 

 

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua da Lionesa, Leça do Balio, Matosinhos
Telefone
229064801

Website

GPS
Latitude : 41.215787423945535
Longitude : -8.623986899999977

 

Leia também:

11 cortes de carne para provar no novo rodízio de Matosinhos
Há três novas formas de explorar Matosinhos, em terra e no mar
Matosinhos: Uma casa de francesinhas a dois passos da praia