Publicidade Continue a leitura a seguir

S. João da Madeira alarga circuito de Turismo Industrial

Percorrer a fotogaleria para ver imagens do circuito de Turismo Industrial de S. João da Madeira. (Fotografia de André Gouveia/GI)
Bulhosas Uma das fábricas que acabou de entrar no roteiro de Turismo Industrial produz etiquetas e rótulos. (Fotografias: DR)
Bulhosas (Fotografias: DR)
Molaflex A conhecida fábrica de colchões também já faz parte do roteiro. (Fotografias: DR)
Molaflex (Fotografias: DR)
Molaflex (Fotografias: DR)
Flexitex Na Flexitex fabrica-se de tecidos para colchões. (Fotografias: DR)
Helsar Esta fábrica de calçado foi uma das primeiras a entrar no circuito, que arrancou em 2012. (Fotografia de André Gouveia/GI)
Helsar (Fotografia de André Gouveia/GI)
Heliotêxtil Uma das fábricas têxteis que já fazia parte do roteiro. (Fotografia de André Gouveia/GI)
Heliotêxtil (Fotografia de André Gouveia/GI)
Museu da Chapeleira Neste espaço museológico aprende-se a histórica industrial de S. João da Madeira. (Fotografia de André Gouveia/GI)
Museu da Chapeleira (Fotografia de André Gouveia/GI)
Viarco Esta fábrica de lápis é a única do género em Portugal. (Fotografia de André Gouveia/GI)
Viarco (Fotografia de André Gouveia/GI)
Viarco (Fotografia de André Gouveia/GI)
FEPSA Na Fepsa produz-se fltros para chapéus. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
FEPSA (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O circuito permite que os turistas fiquem a conhecer algumas das mais importantes empresas portuguesas do concelho, como a Viarco, única fábrica de lápis do país em laboração, a Helsar e a Evereste, de calçado, a Cortadoria Nacional de Pêlo e a Fepsa, da indústria da chapelaria, e a Heliotêxtil, da área das passamanarias.

A estas juntam-se agora a Bulhosas, empresa de produção de etiquetas criada em 1935. Na sua sala museu, onde estão expostas máquinas e catálogos de etiquetas e rótulos, vai ser possível conhecer a história da empresa. Uma visita pelas atuais instalações permitirá a observação do seu funcionamento.

O setor dos colchões fica representado agora pela Molaflex, empresa nascida no início dos anos 1950 e que foi pioneira no fabrico de colchões de molas em Portugal. Atualmente, exporta para países como Espanha, Inglaterra, Brasil, Chile e Cuba. Ainda no setor da colchoaria, a Flexitex, fundada em 1964 por António Leite de Castro, dedica-se ao fabrico de tecidos para colchões. Nas suas instalações, a atenção recai nos teares gigantes de jacquard, que produzem os tecidos, e nos teares redondos, criadores de malhas.

Além das várias fábricas, fazem parte do circuito de Turismo Industrial o Museu da Chapelaria, o Museu do Calçado, a Oliva Creative Factory e a própria Torre da Oliva, que compreende ainda a Academia de Design e Calçado e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.

Leia também:

Homenagem: Um restaurante palacete em São João da Madeira
Ovar: uma viagem à cidade dos azulejos
Ílhavo: a terra do bacalhau e do farol mais alto do país

 

 

Partilhar
Morada
Rua Oliveira Júnior, n.º 591
Telefone
Tel: 256200204/9165

Email
turismoindustrial@cm-sjm.pt

GPS
Latitude : 40.9042404
Longitude : -8.495640600000002