Publicidade Continue a leitura a seguir

10 programas a não perder nas Festas de Lisboa

Percorra a galeria para saber que atividades não pode mesmo perder durante as Festas de Lisboa (Fotografia de Sara Matos/GI)
1. Concerto de abertura: Gulbenkian e Pablo Sáinz Villegas (3 de junho) A programação das Festas de Lisboa começa oficialmente com um concerto, na Praça do Comércio, domingo, às 22h. Em palco, a Orquestra Gulbenkian, acompanhada de convidados de luxo que evocam os grandes compositores da América latina, no ano em que a cidade é Capital Ibero-americana da Cultura. Entrada livre. (Fotografia de Gonçalo Villaverde/GI)
2. Lisbon Motorcycle Film Fest (2, 3 e 4 de junho) Programa ideal para quem não gosta de sardinhas ou de bailaricos nos bairros históricos. Durante três dias, o Cinema São Jorge recebe os amantes das duas rodas e do cinema, num evento de dimensão internacional. Além dos filmes há concertos, conversas com os realizadores, exposição de motos, apresentação de livros e de viagens de mota por todo o mundo. Preço diário: 5 euros. Passe de três dias: 12 euros (Fotografia de Nuno Cena e Miguel Valverde)
3. Fado no Castelo de São Jorge (8, 9 e 10 de junho) Três espetáculos, três diálogos do Fado com o flamenco, chorinho e tango. No dia 8, em Fado es Volver, a fadista Ana Sofia Varela junta-se ao músico Antonio Serrano; dia 9, sobe ao palco um trio de Fado em junção com os ritmos brasileiros do tradicional chorinho; e dia 10 é a vez de El Gordo Triste Fado, um casamento da sonoridade portuguesa com o tango. Início às 22h00, com entrada livre. (Fotografia de Carlos Manuel Martins/GI)
4. Concerto de Miguel Araújo (9 de junho) Miguel Araújo prepara-se para apresentar o seu novo álbum, «Giesta», numa atuação que une a festa popular ao ambiente mais cosmopolita de Lisboa, como o dos Armazéns Chiado. O espetáculo, com início às 19h00, tem entrada livre. (Fotografia de César Santos/GI)
5. Soy Loco Por ti, America (15 a 18 de junho) Literatura, música e gastronomia dão forma à programação dos quatro dias de Soy Loco Por ti, America, durante a qual a Capital Ibero-americana da Cultura faz uma declaração de amor às Américas latinas. Acontece no Jardim do Palácio Pimenta – Museu de Lisboa, com entrada livre sujeita à lotação 800 lugares. (Fotografia de Álvaro Isidoro/GI)
6. Festival de Folclore (18 de junho) As marchas desfilam, o folclore rodopia. Neste caso, o folclore da Casa do Minho, na Quinta das Conchas. Participam grupos de todo o país, com cantares, trajes e músicas populares diversas. Dia 18, às 16h00, com entrada gratuita. (Fotografia de Fábio Poço/GI)
7. Com’Paço - X Festival de Bandas de Lisboa (18 e 24 de junho) «Deixem a banda passar» vai ser uma palavra de ordem quando seis grupos filarmónicos de todo o país se reunirem neste X Festival de Bandas de Lisboa. A marcha Com’Paço, da autoria de Fernando Ramos, encerra este dia dedicado à música filarmónica, com 400 músicos em palco. As formações atuam na Praça dos Restauradores, no Jardim Fernando Pessa e no Jardim de São Bento. A entrada é livre. (Fotografia de Carlos Manuel Martins/GI)
8. Arraial Lisboa Pride (24 de junho) Este arraial LGBT será o primeiro Intersexo do país. A iniciativa, aberta a todos, promoverá «a visibilidade da população LGBT, numa celebração crescente de orgulho na igualdade e do combate à discriminação». DJ, concertos, atividades para crianças, encontros de trabalho associativo, bares e mostras de artesanato urbano compõem a agenda da 21.ª edição do Arraial Lisboa Pride. Na Praça do Comércio, das 16h00 às 04h00, com entrada livre. (Fotografia de Gonçalo Delgado/GI)
9. Vive sem Horas – Jazz na Esplanada (29 junho a 17 agosto) O Jazz regressa à esplanada Flagrante Delitro, na Casa Fernando Pessoa, com músicos em início de percurso e «veteranos» do Hot Clube de Portugal. Joana Machado (voz) e Romeu Tristão (contrabaixo) são os primeiros a subir a palco. Todas as quintas-feiras, às 19h00, com entrada gratuita. (Fotografia: FocusCelebration/GI)
10. Concerto de encerramento: Baila Comigo Lisboa (1 de julho) A música e danças latinas são o pretexto ideal para encerrar as Festas de Lisboa, Capital Ibero-americana da Cultura. Duas bandas, DJ, VJ e escolas de dança asseguram um espetáculo de três horas sem interrupções. Atuam os Gipsy Kings com Los Van Van, com Pedro Calvo como convidado, e participa ainda DJ Hugo Leite. Na Praça do Comércio, com entrada livre. (Fotografia de Sara Matos/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Europa, África e América unem-se pelo oceano Atlântico e a edição deste ano das Festas de Lisboa presta-lhes homenagem. Por isso, além dos tradicionais arraiais nos bairros históricos, das Marchas Populares na avenida e dos casamentos de Santo António, há toda uma programação (mais ou menos alternativa) para festejar os Santos Populares. Aqui ficam 10 sugestões do que não se pode mesmo perder durante trinta dias.

 

Leia também:

Lisboa: Jardins de bairro para ir em família
Percorrer Lisboa à procura de Almada Negreiros
Pousada de Lisboa: Dormir no antigo escritório de Oliveira Salazar