Publicidade Continue a leitura a seguir

Adro da Sé: ponto de partida para explorar Viseu

Percorra a fotogaleria para ver algumas dos marcos mais importantes do Adro da Sé de Viseu. Na imagem: 1. Sé e Tesouro Catedral Fotografia: Maria Joã‹o Gala/Global Imagens
2. Adro da Sé
3. Museu Nacional Grão Vasco
4. Igreja da Misericórdia de Viseu Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens
5. Restaurante Muralha da Sé
6. Galeria 22
7. Loja de artesanato Artesão da Sé
8. Loja de artesanato Artesão da Sé
9. Tasca Portuguesa
10. Barbearia da Sé

Publicidade Continue a leitura a seguir

No terreno, as ruas tortas do centro histórico parecem um labirinto, um emaranhado de pedra. Mas é tudo uma questão de perspetiva: olha-se para o mapa e os caminhos, afinal, ora convergem para um mesmo ponto, ora se estendem em torno dele. Pode-se, à vista desarmada, precipitar a conclusão de que esse terá sido o quilómetro zero, o marco a partir do qual Viseu se desenvolveu, encosta abaixo. Não só por estar na cota mais elevada da malha urbana, característica fundamental para a defesa de um povoado, como é lá que se encontra o seu monumento mais emblemático e aquele que logo se distingue à distância no perfil urbano da cidade – a Sé que dá nome ao largo.

O adro, por definição de dicionário, é o terreiro em torno de uma igreja, mas este estende-se para além dos 2500 metros quadrados do pátio pavimentado a granito entre a catedral e respetivo Passeio dos Cónegos, o Museu Nacional Grão Vasco e a igreja da Misericórdia. Transborda para a Rua do Adro e para o vizinho Largo da Misericórdia, e o conjunto percebe-se como um todo, como uma grande praça. Ou uma grande sala de visitas, onde está patente o trabalho de três das figuras mais proeminentes da cidade: Grão Vasco, o grande pintor do renascimento português, o bispo visionário D. Manuel da Silva, seu patrono, e Almeida Moreira, fundador e primeiro diretor de um grande museu – o primeiro museu nacional fora do eixo Lisboa-Coimbra-Porto. Aqui se começa a visitar Viseu.

 

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Crítica de Fernando Melo: Mesa de Lemos, Viseu
Que Viso Eu? é a nova loja de Viseu com produtos locais
Viriatos, cupcakes e outros doces para descobrir (e provar) em Viseu