Publicidade Continue a leitura a seguir

Socorro! Aqui há música e livros underground

Socorro (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

João Pimenta cresceu com uma biblioteca em casa, pelo que os livros estiveram desde sempre presentes na sua vida. Tal como a música: coleciona discos e toca em bandas desde 1996. Agora, além de ler livros e ouvir discos, também os vende.

Foi aliado ao amigo Artur Nogueira que João tornou o sonho realidade. Fruto do amor que ambos compartilham pela arte, a loja Socorro é o concretizar de um projeto idealizado desde a adolescência. “Socorro é na verdade o nome de família do Artur. Foi a forma que encontramos de homenagear as nossas raízes”, explica o dono da loja.

Socorro (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

 

João Pimenta diz que o objetivo é “buscar aquilo que sentimos que falta nas outras lojas quando lá vamos”. No que toca aos livros, existe uma vasta secção em inglês, biografias musicais, cinema e humor. A nossa língua não fica esquecida: é através de parcerias com editoras nacionais independentes que é dada voz à produção nacional.

A oferta discográfica não fica atrás. No meio de “mais de 21 géneros musicais” disponíveis destaca-se a colaboração com editoras portuguesas mais underground, de modo a “dar oportunidade aos artistas menos conhecidos de vender as suas músicas”. Além da literatura e da música, há a possibilidade de adquirir t-shirts com o logótipo da loja ou de nomes da música.

Socorro (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

 

Embora tendo pouco tempo de vida, a receção do público à Socorro tem sido positiva. João Pimenta afirma que abriram “numa altura em que não há tantos turistas, ou seja, o que estamos a vender é a portugueses”.

A partir da primavera, a ideia é começar a organizar eventos numa sala do piso inferior. Com capacidade para aproximadamente 100 pessoas, espera-se que venha a ser palco de concertos, apresentações de livros e comédia stand-up.

Socorro (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)

 

Provando que é do seu interesse valorizar o que é de cá, mensalmente uma das paredes da Socorro vai ser lugar de exposição para um artista jovem português pouco conhecido mostrar a sua arte. Sendo dada toda a liberdade artística por parte da loja.

Além do espaço físico, a Socorro contará em breve com um site, onde se vai poder comprar aquilo que é vendido fisicamente nesta loja na baixa do Porto.

Partilhar
Partilhar
Morada
Rua Guedes de Azevedo, 44, Porto
Horário
Das 10h às 20h de segunda a sábado


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245