Publicidade Continue a leitura a seguir

Quatro anos depois, a Feira da Foda está de volta a Monção

Cordeiro à moda de Monção. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A pandemia obrigou a que nos últimos três anos a Feira da Foda fosse interrompida, mas em 2023 a iniciativa está de regresso, já este fim de semana, de 17 a 19 de março. Uma das principais atrações é a prova do cordeiro à moda de Monção, num programa que conta ainda com 90 expositores de vinhos e artesanato regional, demonstrações de tosquias e espaços para os produtores de rés e máquinas agrícolas.

Os três dias vão ser também marcados por atuações de ranchos folclóricos, grupos de bombos e concertinas. Organizada pela Confraria da Foda e Junta de Freguesia de Pias, contando com o apoio da Câmara Municipal de Monção e o patrocínio de empresas da região, a Feira da Foda tem como objetivo promover os recursos endógenos.

Reza a história que o nome tem origem nas feiras antigas. Os vendedores menos honestos tinham por hábito dar sal aos rebanhos para que estes se enchessem de água e parecessem mais gordos. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, diziam “que grande foda”. E assim surgiu a Foda à Moda de Monção.

Saiba mais sobre a programação da edição deste ano aqui.