Publicidade Continue a leitura a seguir

Prémios: três espaços verdes do Porto entre os melhores do mundo

Publicidade Continue a leitura a seguir

Três pulmões verdes da Invicta estão de parabéns. O Jardim Botânico do Porto, o Jardim do Passeio Alegre e o Parque da Cidade estreiam-se nos prémios Green Flag Award, sendo eleitos três dos melhores espaços verdes do mundo, nesta que é a primeira estreia portuguesa nos galardões anuais, e uma vitória portuense em dose tripla.

Estes prémios, criados há mais de 20 anos, são coordenados pela organização ambiental Keep Britain Tidy e destina-se a reconhecer o mérito dos parques e jardins, ao nível internacional, que se destaquem pelas boas práticas no que toca à gestão e ao acolhimento do público. A visita dos jurados do Green Flag Awards fez-se no início de julho e deu agora bons frutos. No total, esta distinção já premiou parques e jardins de 17 países diferentes espalhados pelo globo.

O Jardim Botânico do Porto, de resto, venceu ainda há duas semanas um International Architecture Award. Os cerca de quatro hectares desta mancha verde, que integra a estrutura do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, formam um «espaço muito especial, onde a originalidade e a diversidade se articulam com uma participação e gestão fora do comum. Baixos recursos sustentam-se com dedicação e empenho, paixão e poesia. É muito reconfortante o Jardim ser reconhecido pela sua especial condição que motiva a continuar o trabalho iniciado desde há muito», explica Paulo Farinha Marques, o diretor do Jardim Botânico do Porto.

Jardim Botânico do Porto. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

Jardim do Passeio Alegre. (Fotografia: Artur Machado/GI)

Parque da Cidade (Fotografia: Artur Machado/GI)

Os três parques da Invicta juntam-se agora a outros, localizados em territórios como a Austrália, Bélgica, México, Holanda, Irlanda do Norte, Suécia, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Turquia, entre outros países.

Carl McClean, um dos responsáveis pelos Green Flag Awards, explica que «cada bandeira [ou seja, distinção] homenageia milhares de funcionários e voluntários, que trabalham arduamente para manter o elevado nível de manutenção exigido pelo programa Green Flag Awards».

 

Leia também:

Do Porto a Santiago: a segunda etapa, entre Barcelos e Ponte de Lima (33 kms)
7 jardins e parques para fazer um piquenique no Grande Porto
Já inaugurou o primeiro parque canino do Porto