Publicidade Continue a leitura a seguir

Na Mercearia da Vila, em Famalicão, compra-se sem desperdício

Mercearia da VIla - Catarina Silva (Fotografia: Miguel Pereira/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O aroma das especiarias, chás e infusões que enchem dezenas de frascos com a sua miscelânea de cores e perfumam o ar, é talvez o maior cartão de visita da Mercearia da Vila, uma loja à moda antiga onde se pode comprar sem desperdícios.

Este era o sonho de uma jovem empreendedora preocupada com o ambiente e a alimentação, que já vinha a meditar na ideia muito antes de decidir abrir o negócio, há um ano. “Sempre ouvi os meus pais falarem de como eram as mercearias antigas e aquilo fascinava-me, e punha-me a pensar em como faria se um dia abrisse uma mercearia”, conta Catarina Silva.

Tudo não passava de uma suposição, até que a ida para a faculdade trouxe algumas mudanças. “Adotei uma alimentação vegetariana e comecei a ganhar um grande interesse pela área da alimentação saudável, e das questões ambientais”, explica. Terminado o curso de criminologia, Catarina foi um mês para São Tomé e Príncipe e quando regressou decidiu finalmente dar vida ao sonho antigo.

 

Abriu a Mercearia da Vila em janeiro de 2020, evocando memórias do antigamente com peças em segunda mão, como a balança e o conjunto de pesos em cobre (ou latão), que pertenceram a uma dessas mercearias de outros tempos onde se foi inspirar.

Frutos secos, leguminosas, massas, granolas e bolachas artesanais mostram-se em caixas e frascos transparentes por toda a loja, e são vendidos a granel, ao peso. “Assim as pessoas compram à medida do que precisam e evitam-se desperdícios”, defende Catarina.

Aos produtos alimentares, que também incluem uma secção de refrigerados, onde se encontram queijos vegetais, tofu e seitan, juntam-se artigos de higiene pessoal, caso dos sabonetes naturais, champôs sólidos, escovas de dentes de bambu e desodorizantes. Também há lugar para detergentes ecológicos, para a roupa, louça, chão e até casa de banho. Basta levar uma embalagem de casa para encher conforme seja preciso, ou utilizar um dos frascos de vidro reutilizados disponíveis na loja. A regra é que sejam produtos naturais e biológicos, e ambientalmente sustentáveis, com preferência por marcas locais e nacionais.

 

Com o primeiro confinamento, em março do ano passado, Catarina começou a fazer entregas ao domicílio, e o serviço continua ativo. Para encomendar basta pedir a lista de produtos disponíveis por mensagem nas redes sociais ou e-mail, preencher um formulário com os artigos que se pretende e esperar que a encomenda chegue a casa (também pode ser levantada em loja). As entregas são feitas em Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso e também se fazem envios pelo correio para outras localidades.

Recolha de óleo usado
Uma alternativa bem mais ecológica a deitar o óleo alimentar usado pelo ralo ou pela sanita, é despejá-lo no oleão da Mercearia da Vila, para que depois seja utilizado para produzir detergentes biodegradáveis.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.