Publicidade Continue a leitura a seguir

Ideias para o outono: começar uma horta em casa

(Fotografia: Igor Martins/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Vasos de barro, caixotes de madeira ou paletes, ou até garrafas de plástico reutilizadas podem servir para cultivar. Se tiver um terraço, pode fazer canteiros (que devem ter pelo menos um metro de largura e 30 a 70 cm de altura).

Assegure-se que tem um espaço com alguma exposição solar, vá ao horto/viveiro comprar os básicos (leca para criar a camada de drenagem, substrato para a camada superior, luvas, ferramentas e um regador) e faça-se à horta. Este mês de outubro é bom para plantar estas culturas e alinhe-as duas a duas por canteiro: brócolos e fava, ervilha de quebrar e alface, nabo/nabiça e ervilha, alface e couve. Atenção que plantar não é o mesmo que semear – deve comprar as plantinhas já germinadas, com algumas folhas, em viveiro. A colheita destas verduras vai de dezembro até fevereiro.

Entre os vários livros úteis para principiantes, há um guia especialmente bom para consultar em família: “A minha horta é biológica”, da dupla de autores (mãe e filho) Isabel de Maria Mourão e Miguel Maria de Brito (Arte Plural, 152 pags, PVP 14,39 euros). Além de ser muito pragmático e simples de compreender, está decorado com alegres ilustrações de Margarida Velez Fernandes.