Publicidade Continue a leitura a seguir

Há sessões de ioga e meditação em português na YOGAtv

(Fotografia: YOGAtv)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A falta de uma plataforma dedicada ao ioga falado em português de Portugal e o fecho de espaços durante a pandemia levou Catarina Henriques a lançar, em dezembro do ano passado, a YOGAtv.

Nesta “Netflix do Yoga em Português”, como Catarina lhe chama, os utilizadores subscritos têm acesso a documentários, cursos, e-books, workshops nos regimes de livestreaming e On Demand, meditações em áudio e, claro, a aulas de ioga. São mais de 250, orientadas por 18instrutores certificados, divididas por algumas das seguintes categorias: A ansiedade; Iniciantes; Avançados; Crianças; Família; Pré e Pós Natal; Seniores.

Na YOGAtv também se fala, por vídeo, de sustentabilidade, cozinha vegetariana (indo-portuguesa), nutrição e bem-estar, psicologia, parentalidade positiva e pedagogia Montessori, com a certeza de uma visualização contínua, sem ser interrompida por publicidade.

E como “a prática de Yoga faz-se muito para além do tapete”, a professora de ioga, e antiga locutora de rádio, estabeleceu uma parceria com a Quinta das Águias, em Paredes de Coura, para a qual faz voluntariado. Desta forma, quem utilizar o cupão QA30 não só beneficiará de um desconto de 30% em qualquer das subscrições, como estará a contribuir com 30% do valor da subscrição para a Quinta das Águias. A ideia é “estabelecer protocolos de colaboração com entidades cujas missões se identifiquem com o propósito do Yoga”.

De resto, quem ficar interessado pode optar pela subscrição premium mensal, com o valor de 30 euros, e passível de ser cancelada a qualquer momento, ou pela anual, com o custo de 300 euros, e com a oferta de dois meses. Ambas as subscrições permitem a utilização em simultâneo de vários dispositivos. Há ainda opções de aluguer ou aquisição de alguns dos conteúdos, singularmente e/ou em pacotes. O preço ligeiramente mais elevado, comparativamente com outras semelhantes, prende-se com o facto de a YOGAtv não ter anúncios publicitários e pretender garantir algum rendimento aos professores. Contudo, Catarina não quer que ninguém fique de fora e, tendo criado um fundo social para quem não pode comprar a subscrição por, por exemplo, ter perdido o emprego durante a pandemia. Para usufruir, “basta enviarem-nos um email para info@yogatv.pt a expor a situação pessoal ou de alguém próximo que possa estar a precisar”, esclarece.

Paralelamente, foi também criada a Sangha. Trata-se de uma aplicação que “funciona como uma rede social privada destinada à comunidade do ioga e adeptos de um estilo de vida saudável e consciente, sem publicidade, com diverso conteúdo grátis para qualquer pessoa que se registe e conteúdo exclusivo para os subscritores da YOGAtv”. Catarina garante que se trata da “primeira aplicação deste género, específica para uma comunidade em Portugal”.