Publicidade Continue a leitura a seguir

Coimbra: nova rede de percursos pedestres tem Bruno Aleixo como embaixador

Bruno Aleixo, personagem de humor com sotaque bairradinho e residência em Coimbra. Fotografia: DR

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que dinamiza a iniciativa, viu no humor cáustico de Bruno Aleixo, personagem com sotaque bairradino, residente em Coimbra, uma forma de promover os recursos naturais de um território muito diverso: abrange desde a zona costeira e a paisagem gandaresa até ao vale do Mondego, sem esquecer as florestas e as serras.

Penela.
Fotografia: DR

Os Caminhos da Região de Coimbra, cuja apresentação pode ser vista aqui, englobam pequenas rotas, que podem ser feitas num dia, mas não só. Para uma experiência mais prolongada sugere-se quatro grandes rotas: a Grande Rota do Alva (106 km), a Grande Rota do Bussaco (56 km), a Grande Rota do Mondego (124 km) e o Caminho Natural da Espiritualidade (67 km).

Foz do Mondego, na Figueira da Foz.
Fotografia: DR

No total, são mais de 700 quilómetros de trilhos, municipais e intermunicipais, cujas condições físicas foram melhoradas para responder à tendência de contacto com a natureza, cumprindo o aconselhado distanciamento social. Cada caminhada permite ainda conhecer aldeias e sabores tradicionais.

Buracas do Casmilo, em Condeixa-a-Nova.
Fotografia: DR