Publicidade Continue a leitura a seguir

As últimas caminhadas de 2019 passam por cascatas, passadiços e presépios de sal

(Fotografia: Orlando Almeida/Gl)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Natal trouxe no sapatinho o sol de inverno e a subida da temperatura, e a previsão é a de que o tempo se mantenha assim até ao final do ano. A desculpa perfeita para queimar algumas calorias a mais e aproveitar as últimas caminhas do ano que estão a ser organizadas pela Caminhando e pela Greentrekker, duas das principais empresas que organizam este tipo de atividades ao longo de todo o ano.

Nos últimos dias de dezembro, há propostas diversas de passeio ao ar livre e em grupo, de norte a sul, quer seja em cenários mais citadinos e urbanos ou junto da natureza. A começar pela caminhada às três cascatas da Serra de Arga, no Alto Minho, que a Greentrekker planeia para 29 de dezembro, domingo, entre as 10h00 e as 15h00. Ao todo, são 10 quilómetros, com saída da aldeia de São Lourenço da Montaria, até às famosas quedas de água.

A Serra d’Arga. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

Os presépios de sal de Rio Maior. (Fotografia: DR)

A mesma empresa prepara para o mesmo dia uma caminhada à descoberta das salinhas e dos presépios de sal de Rio Mar, no Parque Natural das Serra de Aire e Candeeiros. Trata-se das únicas salinas interiores portuguesas, que estão decoradas com presépios de sal nesta altura do ano. Será entre as 10h00 e as 14h00. A Greentrekker organiza também para dia 29 uma caminhada aos Passadiços da Foz do Arelho, com passagem na Praia da Foz, Lagoa de Óbidos, Encosta de Ravais, Serra do Bouro e Penedo Furado. O passeio ronda as quatro horas e soma 13 quilómetros.

A Praia da Foz do Arelho. (Luís Miguel Carvalho/GI)

No sábado, a Caminhando embarca num passeio pedestre circular dentro do concelho de Lisboa, entre as 09h30 e as 15h30. A despedida a 2019 faz-se passando por alguns dos pontos mais emblemáticos da capital, como o Miradouro da Graça, o Jardim do Torel, a Tapada das Necessidades, o Largo do Calvário, a Basílica da Estrela, o Panteão Nacional, a estação de Santa Apolónia, as Docas ou a Praça do Comércio, por exemplo. O estuário do Sado será o palco para a caminhada de dia 29, que irá percorrer durante essa manhã a extensa zona ribeirinha desde Setúbal até à Foz da Ribeira da Comenda, com passagem pelo Forte de São Filipe, a Praia de Albarquel e o Palácio da Comenda.

O estuário do Sado. (Orlando Almeida/GI)