As últimas caminhadas de 2019 passam por cascatas, passadiços e presépios de sal

(Fotografia: Orlando Almeida/Gl)
Nos últimos dias de 2019, há caminhadas organizadas que passam pelas cascatas da Serra de Arga, pelos presépios de sal de Rio Maior, pelos passadiços da Foz do Arelho ou pelo estuário do Sado.

O Natal trouxe no sapatinho o sol de inverno e a subida da temperatura, e a previsão é a de que o tempo se mantenha assim até ao final do ano. A desculpa perfeita para queimar algumas calorias a mais e aproveitar as últimas caminhas do ano que estão a ser organizadas pela Caminhando e pela Greentrekker, duas das principais empresas que organizam este tipo de atividades ao longo de todo o ano.

Nos últimos dias de dezembro, há propostas diversas de passeio ao ar livre e em grupo, de norte a sul, quer seja em cenários mais citadinos e urbanos ou junto da natureza. A começar pela caminhada às três cascatas da Serra de Arga, no Alto Minho, que a Greentrekker planeia para 29 de dezembro, domingo, entre as 10h00 e as 15h00. Ao todo, são 10 quilómetros, com saída da aldeia de São Lourenço da Montaria, até às famosas quedas de água.

A Serra d’Arga. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)

Os presépios de sal de Rio Maior. (Fotografia: DR)

A mesma empresa prepara para o mesmo dia uma caminhada à descoberta das salinhas e dos presépios de sal de Rio Mar, no Parque Natural das Serra de Aire e Candeeiros. Trata-se das únicas salinas interiores portuguesas, que estão decoradas com presépios de sal nesta altura do ano. Será entre as 10h00 e as 14h00. A Greentrekker organiza também para dia 29 uma caminhada aos Passadiços da Foz do Arelho, com passagem na Praia da Foz, Lagoa de Óbidos, Encosta de Ravais, Serra do Bouro e Penedo Furado. O passeio ronda as quatro horas e soma 13 quilómetros.

A Praia da Foz do Arelho. (Luís Miguel Carvalho/GI)

No sábado, a Caminhando embarca num passeio pedestre circular dentro do concelho de Lisboa, entre as 09h30 e as 15h30. A despedida a 2019 faz-se passando por alguns dos pontos mais emblemáticos da capital, como o Miradouro da Graça, o Jardim do Torel, a Tapada das Necessidades, o Largo do Calvário, a Basílica da Estrela, o Panteão Nacional, a estação de Santa Apolónia, as Docas ou a Praça do Comércio, por exemplo. O estuário do Sado será o palco para a caminhada de dia 29, que irá percorrer durante essa manhã a extensa zona ribeirinha desde Setúbal até à Foz da Ribeira da Comenda, com passagem pelo Forte de São Filipe, a Praia de Albarquel e o Palácio da Comenda.

O estuário do Sado. (Orlando Almeida/GI)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend