Publicidade Continue a leitura a seguir

Sagres: vem aí um festival para observar aves

Percorra a fotogaleria para saber mais sobre o festival de observação de aves que acontece em Sagres de 4 a 7 de outubro. (Fotografia de Rui Manuel Ferreira/GI)
Saídas de campo, anilhagem de aves e passeios são algumas das atividades desta edição do festival.
Este evento acontece numa altura em que muitas espécies passam por Sagres, em virtude da sua localização.
Saídas fotográficas de natureza vão decorrer de dia, para fotografar aves e répteis, e ao fim do dia, para captar o pôr-do-sol.
Ao todo são mais de 200 atividades, para todos os públicos, e que tornam já Sagres um ponto de paragem obrigatório para quem procura este tipo de turismo de natureza.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sagres, no concelho de Vila do Bispo, Algarve, torna-se a capital da observação de aves durante o IX Festival de Observação de aves de Sagres, tirando partido do facto de aquela península ser local de passagem de muitas aves migratórias durante o final do verão e outono.

A vasta programação inclui atividades como anilhagem de aves (prática que consiste na captura, marcação, estudo e posterior libertação do animal na natureza), saídas fotográficas na natureza (de dia e de noite) e saídas de barco para observar aves marinhas, golfinhos, andar de caiaque e descobrir as grutas e falésias de Sagres, por exemplo.

Os participantes do festival vão poder também fazer saídas de campo, seja em mini-comboio, a pé ou em jipe todo-o-terreno, bem como aulas de surf e passeios de stand-up paddle. Outro dos pontos altos da agenda é a devolução à natureza de mochos-galegos recuperados pelo RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa.

No Forte do Beliche, que concentra muitas das atividades, haverá também uma zona dedicada à Rota do Petisco, com sabores algarvios e menus com bebida a 2 e 3 euros. Já para entrar no evento é apenas necessário levantar uma pulseira, gratuita. Algumas atividades requerem inscrição prévia e/ou são pagas. O festival funciona nos dias 4, 5 e 6 das 08h00 às 19h00 e no dia 7 das 08h00 às 17h00.

A península de Sagres, localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, entra na rota migratória de muitas aves ao longo do sul da Europa, de agosto a novembro, graças aos vales costeiros e linha de costa que atraem as aves à região antes de elas seguirem viagem.

 

Leia também:

O mundo votou: esta é a melhor praia portuguesa
Hotel Infante Sagres reabre maior e com um Vogue Café
Eis a praia mais secreta do país. E uma das melhores do mundo