Publicidade Continue a leitura a seguir

Livraria Lello celebra os seus 112 anos com entrada gratuita

Percorrer a fotogaleria para ver as imagens. (Fotografia de Igor Martins/Global Imagens)
Livraria Lello A livraria abre ao público às 11h30. (Fotografia de Igor Martins/Global Imagens)
Livraria Lello No dia de aniversário vai reconstituir-se a famosa fotografia de Aurélio Paz dos Reis tirada na inauguração, em 1906.
Livraria Lello Como tem acontecido nos anos anteriores, a entrada é grátis no dia de aniversário. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
Livraria Lello Em 2015, a fachada e o vitral da livraria foram restaurados. (Fotografia de Ivan Del Val/Global Imagens)
Livraria Lello O universo de Harry Potter está intimamente ligado à Lello. A escritora J. K. Rowling viveu no Porto e a livraria inspirou alguns cenários da saga que a tornaria numa das mais bem sucedidas escritoras da atualidade. (Fotografia de Maria João Gala/Global Imagens)
Livraria Lello As célebres escadas vermelhas da livraria. (Fotografia de Artur Machado / Global Imagens)
Livraria Lello Um live act de encadernação e restauro de livros faz parte da programação do aniversário. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
Livraria Lello O interior da livraria foi restaurado recentemente. (Fotografia de Artur Machado / Global Imagens)
Livraria Lello Um dos muitos pormenores das escadas. (Fotografia de Artur Machado / Global Imagens)
Livraria Lello O famoso vitral com o símbolo da livraria. (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)
Livraria Lello (Fotografia de Artur Machado / Global Imagens)
Livraria Lello Sala dos livros raros. (Fotografia Artur Machado / Global Imagens)
Livraria Lello (Fotografia de Artur Machado/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Livraria Lello celebra este sábado, dia 13, o seu 112º aniversário. Neste dia com entrada grátis para todos, a livraria apresenta-se com o seu interior restaurado, resgatando o esplendor da inauguração, em 1906. O dia – entre as 11h30 às 19h06 (em recordação do ano de inauguração da livraria) – será pontuado com diversas atividades.

Uma bailarina vai dançar ao som de uma valsa composta por Alfredo Keil há 112 anos, crianças vão ouvir os contos clássicos da escritora inglesa Beatrix Potter e um fotógrafo de chapéu de coco vai reconstituir a famosa fotografia de Aurélio Paz dos Reis tirada na inauguração.

Quando as portas abrirem, um grupo de 50 atores vai receber os convidados. De Camilo a Principezinho, passando por Florbela Espanca e Fernando Pessoa, as personagens farão parte da história viva que a livraria pretende contar.

Quando as portas abrirem, um grupo de 50 atores vai receber os convidados.

Haverá também um apontamento teatral humorístico elaborado a partir de um episódio real da livraria. «Chardron e a cozinheira de Genelioux», com Miguel Branca e Sandra Veludo, conta a história de como o francês Ernesto Chardron, caixeiro da Livraria Moré, ganha a lotaria e cria o espólio editorial e livreiro que viria a preencher as estantes da Lello.

Tendo por base os perfis do editor de Eça traçados por Ramalho Ortigão, nas «Farpas», e de outros documentos históricos, o visitante ficará a conhecer, pela voz de Ernesto Chardron e da cozinheira de Genelioux, todos os segredos do Porto da época, os pratos favoritos da burguesia portuense e a história de como um estreante livreiro conseguiu publicar as obras de Camilo Castelo Branco.

De entre as várias exposições que se apresentam no sábado, pode destacar-se «Mais de um Século de Literatura», que reúne primeiras edições das principais obras da literatura portuguesa publicadas nestes últimos 112 anos, muitas autografadas pelos autores.

Partilhar
Morada
Rua das Carmelitas, 144, Porto (Baixa)
Telefone
222002037
Horário
Das 10h00 às 19h30. Até às 19h00 ao sábado e domingo. Não encerra.

Email
info@livrarialello.pt

GPS
Latitude : 41.1468131
Longitude : -8.614859000000024

 

Leia também:

8 motivos para ir ao Porto em 2018, segundo o Telegraph
Seis sítios no Porto para ler um livro enquanto bebe café
Dia Mundial do Livro: 6 livrarias para todos os gostos no Porto