Publicidade Continue a leitura a seguir

Geladaria da Figueira da Foz entre as 20 melhores da Europa

Percorra a fotogaleria para ver mais imagens da geladaria Emanha, na Figueira da Foz. (Fotografias: DR)
Américo Nogueira, de 81 anos, é o proprietário deste negócio. A primeira loja abriu há 38 anos.
A marca tem duas lojas abertas na Figueira da Foz.
Diariamente há cerca de 40 sabores de gelado nas lojas.
A ideia inicial era abrir um quiosque na praia, mas rapidamente Américo percebeu que tinha condições para fazer um projeto maior e aberto todo o ano.

Publicidade Continue a leitura a seguir

«Prove o sabor de algas marinhas. É magnífico». É com este conselho, dado por quem sabe, que termina o breve mas elogioso texto sobre a Emanha, uma geladaria artesanal da Figueira da Foz aberta desde 1980 e que foi eleita pelos leitores do jornal The Guardian como uma das 20 melhores da Europa.

A geladaria artesanal é um negócio de família iniciado por Américo Nogueira e que abriu portas em 1980 na Avenida de 25 de Abril, na Figueira da Foz. O nome, diferente do habitual, refere-se a uma terra em Huambo, Angola, de onde Américo veio para Portugal com a família, corria o ano de 1975.

A ideia original foi, na verdade, abrir um quiosque de verão na praia da Claridade, mas rapidamente se expandiu para a de criar um estabelecimento que tivesse condições para estar aberto todo o ano, como aliás Américo fez questão de fazer, ao contrário do que era usual com este tipo de negócios mais sazonais.

«Conseguimos logo algum sucesso», lembra o proprietário do negócio, hoje com 81 anos e que ainda vende gelados diariamente, com a ajuda de uma equipa de 20 pessoas. E se no início recebeu ajuda e formação de uma empresa para estabelecer o negócio, rapidamente foi realizando viagens a Itália, e encontros com mestres gelateiros, para aprender e apurar receitas de autor.

O sabor referido pelo The Guardian é feito com leite fermentado com grãos de kefir e algas, neste caso, espirulina, uma alga de água doce muito utilizada pelos nutricionistas. E é um dos cerca de 100 sabores de gelado desenvolvidos pela Emanha, que nas suas duas lojas na Figueira da Foz costuma ter sempre à volta de 40 diferentes, entre os clássicos e os de criação própria.

Duas bolas de gelado em cone custam 4 euros, e aos que alegam ser um preço elevado, Américo Nogueira responde que «a qualidade tem o seu custo». Talvez por isso os seus gelados tenham sido também já premiados duas vezes em concursos promovidos pela Câmara do Comércio Italiana.

 

Leia também:

Novo restaurante da Bica é inspirado n’Os Lusíadas
Onde comer gelados com sabor a fruta no Porto e Lisboa
Grom: a nova geladaria de Lisboa tem gelados de fruta da quinta