Publicidade Continue a leitura a seguir

Braga: Os romanos estão de volta ao coração do Minho

Percorra a fotogaleria para ver imagens da recriação Braga Romana. (Fotografias: DR)
Por estes dias a cidade veste-se a rigor e volta a denominar-se de Bracara Augusta.
Até domingo as ruas e praças de Braga são palco dos afazeres diários de uma cidade romana. (Fotografia: Sérgio Freitas/DR)
Os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto alguns dos ofícios que se praticavam na época, como o de ferreiro, marceneiro, curtidor de peles, oleiro e até o de médico.
Além da animação de rua, na programação constam ainda visitas guiadas por vários sítios arqueológicos.
Há ainda aulas de latim, grego e filosofia na Casa Romana, instalada no Largo S. João do Souto.
Na zona das tabernas não faltam petiscos, simples ou mais elaborados, de inspiração ou mesmo receita romana.
Já no Largo do Paço está estacionado o acampamento romano, onde também são organizadas visitas todos os dias, com encenações de exercícios e técnicas de combate.
Por toda a cidade decorrem ao longo do dia espetáculos de dança, teatro, fogo.
E ainda combates de gladiadores.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Por estes dias a cidade veste-se a rigor e volta a denominar-se de Bracara Augusta. Até domingo as ruas e praças de Braga são palco dos afazeres diários de uma cidade romana. Há espaço para um mercado típico, com artesãos e mercadores, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer de perto alguns dos ofícios que se praticavam na época, como o de ferreiro, marceneiro, curtidor de peles, oleiro e até o de médico.

Na zona das tabernas não faltam petiscos, simples ou mais elaborados, de inspiração ou mesmo receita romana, como o Garum (um molho de peixe que temperava a comida diária dos romanos).

Além da animação de rua, na programação constam ainda visitas guiadas por vários sítios arqueológicos, aulas de latim, grego e filosofia na Casa Romana, instalada no Largo S. João do Souto.

Já no Largo do Paço está estacionado o acampamento romano, onde também são organizadas visitas todos os dias, com encenações de exercícios e técnicas de combate.

Por toda a cidade decorrem ao longo do dia espetáculos de dança, teatro, fogo e combates de gladiadores. Mas uma das maiores atrações acontece no domingo, a recriação de um casamento romano. Nesse dia também é encenado um funeral típico da época, e no sábado, decorre um batizado romano, a grande novidade da edição deste ano.

A programação completa e respetivos lugares podem ser consultados na página do evento.

Leia também:

6 pastelarias para um lanche guloso em Braga
Braga: 10 restaurantes a não perder na cidade minhota
A «melhor francesinha do mundo» está em Braga