Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 6 sugestões para um fim de semana de festa

Regata de barcos rabelos. (Fotografia: Ivan del Val/Global Imagens)
1. Ver as Rusgas de São João Este ano uma das principais tradições da festa sanjoanina acontece no dia 22, sexta, na Avenida dos Aliados. O desfile das rusgas envolve sete grupos em representação de cada uma das freguesias/união de freguesias do Porto. A apresentação final decorrerá na Praça General Humberto Delgado, perante a bancada do júri que atribuirá uma pontuação a cada rusga, tendo em conta os trajes, adereços, cenários, música e coreografia. (Fotografia: Pedro Correia/Global Imagens)
2. Espreitar os bastidores do Teatro Nacional São João Conhecer a sala de espectáculos, a sala de ensaios, os camarins e as zonas técnicas do Teatro Nacional São João será possível no dia 23 de junho, sábado, graças à iniciativa Portas Abertas, que está a decorrer em todo o país. A ideia de abrir as portas de diversas entidades públicas, para que todos possam conhecer os seus bastidores, partiu da associação sem fins lucrativos Acesso Cultura. Para participar, basta aparecer na bilheteira do teatro a partir das 12h00. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
3. Apreciar a exposição internacional Footb-All-Mix Por estes dias o átrio da Câmara do Porto acolhe a exposição Footb-All Mix, que reúne os 32 cartazes concebidos por designers de cada um dos países apurados para o Campeonato do Mundo de Futebol. «Paixão, suor e lágrimas» foi o tema que serviu de inspiração às criações, que vão ficar expostas até ao dia 15 de julho. A exposição, de entrada livre, tem curadoria de dois conceituados designers, a boliviana Susana Machicao e o brasileiro Felipe Taborda, e também está patente nos restantes países que participam na competição. (Fotografias: DR)
4. Recuperar do São João com um brunch completo Variedade é a palavra de ordem no brunch servido aos domingos no bar Twin Trees, do Hotel HF Ipanema Park. Estão disponíveis sugestões tradicionais desta refeição como panquecas, donuts, croissants, ovos mexidos, saladas, iogurtes e tábua de queijos, e outras mais invulgares como sushi, assados de carne e foundue de chocolate. No preço (24 euros) estão incluídas as bebidas água, sumo de laranja natural, café expresso, leite, chá quente e frio e espumante. (Fotografia: DR)
5. Celebrar o Dia Internacional do Yoga O Dia Internacional do Yoga celebra-se a 21 de junho, quinta, mas no Porto será comemorado no domingo, Dia de São João. A iniciativa realiza-se pela primeira vez no Porto, no Parque Desportivo de Ramalde. Sob o o lema "Aumento da Consciência - Sustentabilidade e Paz", o evento prevê mais de dois mil praticantes de yoga para uma aula conjunta que é, também, uma celebração da diversidade étnica e cultural e da tolerância inter-religiosa. Toda a gente pode participar, independentemente do seu nível de experiência. O encontro tem início às 10 horas e aconselha-se a chegada meia hora antes. (Fotografia: Amin Chaar/Global Imagens)
6. Ver barcos rabelos a deslizar pelo Douro A XXXV Regata de Barcos Rabelos acontece no domingo, com as embarcações a deixarem o Cabedelo a partir das 12h00. O típico evento sanjoanino contará com 19 barcos rabelos, embarcações que transportavam as pipas de vinho do porto desde o Alto Douro Vinhateiro até Vila Nova de Gaia. (Fotografia: Ivan Del Val/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não falta o que fazer neste fim de semana marcado pelo São João e início do verão. Apesar da chuva que está prevista, há muitas razões para sair de casa: o desfilo cheio de cor e música das Rusgas de São João, na Avenida dos Aliados, a visita guiada, e gratuita, aos bastidores do Teatro Nacional São João, a exposição de posters do Mundial, na Câmara Municipal do Porto, um brunch diversificado e completo para recuperar das festas, uma aula de yoga ao ar livre e a tradicional Regata de Barcos Rabelos, no Rio Douro. Vamos a isso.

Leia também:

8 terraços perfeitos no Porto para receber o verão
Pés na areia: 8 bares de praia para conhecer no Grande Porto
Porto: 5 sítios onde ir para beber cerveja barata