Publicidade Continue a leitura a seguir

5 festas para celebrar o São João fora do Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer a programação de São João em Braga, Vila do Conde, Figueira da Foz, Valongo e Melgaço. (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)
BRAGA A capital minhota é palco de uma das maiores e mais antigas festas sanjoaninas do país. A tradição, acredita-se, tem origem na edificação de uma igreja em honra de São João, no início do século XII, e com os anos foi crescendo, em tamanho e popularidade, tornando-se num dos ex-líbris da cidade. As festividades já decorrem há vários dias e esta noite de sexta-feira não é exceção. Às 21h00 a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga sai à Praça da República para um concerto que antecede o serão de folclore e música popular. (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)
BRAGA No sábado, dia 23, as bandas filarmónicas vão andar pelas principais ruas, praças e largos do centro da cidade, assim como os grupos de bombos, Zés P’reiras, gaiteiros e os famosos gigantones e cabeçudos, em rodopiadas. Às 12h30 é inaugurada, no Largo de São João da Ponte, a estátua de São João Batista. Já ao fim da tarde decorrem os tradicionais concertos pelos carrilhões da Igreja de Santa Cruz e da Sé Primaz. E se há fartura de danças e cantares típicos do Minho, também outras expressões culturais e musicais têm lugar na festa. No Parque da Ponte vai estar instalado um arraial vegano, com petiscos confecionados sem recurso a produtos de origem animal, e no Palco Synergia, no jardim de Santa Bárbara, vai-se ouvir reggae, rock, techno, drum n' bass e house. (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)
BRAGA A grande noite de folia começa com o tradicional cortejo das rusgas, às 22h00, com saída no Campo das Hortas, em direção ao Largo de São João da Ponte. O fogo-de-artifício, lançado do alto do monte Picoto sobre o Terreiro de São João da Ponte, está marcado para as 01h00. Segue-se o concerto de C4 Pedro, na Avenida Central. No último dia dos festejos, o ponto auge é o Cortejo Sanjoanino, que inclui a típica Dança do Rei David, na qual um grupo de 13 elementos dança ao som de uma música oitocentista com passos que se assemelham aos da polca. A esta junta-se o Carro dos Pastores, uma representação teatral de cenas da tradição cristã referentes ao nascimento de São João Batista. Web: saojoaobraga.pt (Fotografia: Paulo Jorge Magalhães/GI)
VILA DO CONDE A noite de São João vilacondense arranca com as grandiosas marchas luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça. Seguem-se as atuações dos respetivos ranchos no Monte do Mosteiro e na Praça de S. João. (Fotografia: José Carlos Marques/GI)
VILA DO CONDE O espetáculo pirotécnico, cachoeira, aquático e musical no estuário do Rio Ave está marcado para a 01h30, e as atuações de artistas de música popular na Praça D. João II, na Praça de S. João e no Monte do Mosteiro começam às 02h00. Web: cm-viladoconde.pt (Fotografia: José Carlos Marques/GI)
FIGUEIRA DA FOZ As festividades de São João arrancam no dia 23, às 21h30, com o desfile das marchas populares, da Avenida 25 de Abril até à Praia do Forte, onde acender-se-ão as fogueiras sanjoaninas, às 23h00. À mesma hora começam os arraiais populares (Fotografia: DR)
FIGUEIRA DA FOZ Após as marchas o céu ficará iluminado graças ao espetáculo piromusical, no Molhe Interior Sul. Segue-se um concerto de Herman José, na Praia do Forte, e o Banho Santo, às 05h30. Para o dia seguinte está agendada a Missa Solene de São João (16h00), a Procissão, a Benção do Mar e o Desfile de Marchas Populares. Web: facebook.com/municipio.figueiradafoz (Fotografia: DR)
VALONGO Mais um ano, mais uma luta entre bugios (cristãos) e mourisqueiros (mouros) em Sobrado, concelho de Valongo. O palco das encenações desta antiga e única tradição acontece no dia 24 de junho, domingo, e os dois grupos de quase mil homens, ao todo, que se confrontam envergando vestes de veludo colorido, lutarão pela posse de uma imagem de São João Batista. (Fotografia: Fábio Poço/GI)
VALONGO Os momentos altos desta festa que atrai milhares de pessoas serão a procissão em honra de São João (11h30), a Dança de Entrada (12h30) e a Prisão do Velho (19h30). Web: cm-valongo.pt (Fotografia: Fábio Poço/GI)
MELGAÇO Uma programação mais arrojada e uma noite repleta de animação, comida e bebida é a sugestão do município de Melgaço para a noite sanjoanina. O arraial começa pelas 18h00 e até à 01h00 não faltarão sardinhas, fêveras, caldo verde, vinho e o festivo champarrião (uma bebida feita à base de vinho verde, açúcar e cerveja). (Fotografia: DR)
MELGAÇO Às 21h30, cinco entidades melgacenses vão participar nas Marchas Populares, apresentando as suas coreografias entre a Calçada e o Largo Hermenegildo Solheiro. O fim da noite mais longa do ano está reservado para os djs que vão dar música pela madrugada dentro. Web: cm-melgaco.pt (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Cada localidade tem as suas tradições. Em Braga, por exemplo, este ano o programa das festas dá especial destaque à tradição das flores e ervas de cheiro, que eram usadas, na época medieval, para perfumar as ruas, de forma a purificar os locais por onde passavam os cortejos e procissões. A evocar esse costume, o Cortejo Sanjoanino abre com Carro de Ervas, puxado por uma junta de bois, e ao fim da tarde de domingo, à passagem do andor de São João Batista no Largo D. João Peculiar dá-se a tradicional Batalha das Flores.

Leia também:

São João: arraiais e cascatas a não perder no Porto
Porto: 6 sugestões para um fim de semana de festa
6 pastelarias para um lanche guloso em Braga