Publicidade Continue a leitura a seguir

Grande Porto: Há música e livros para este fim de semana

Percorrer a fotogaleria para conhecer as sugestões de programas para quinta, sexta, sábado e domingo, no Grande Porto. (Fotografia: Pedro Kirilos/Global Imagens)
1. Quinta | Fazer uma visita guiada à Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio Promovido pela Câmara Municipal do Porto, o Ciclo de Visitas Fora de Horas, que propõe visitas a espaços municipais da cidade, às quintas a partir das 18h00, vai passar hoje, quinta, pela Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio. Desta forma, é possível conhecer as coleções deste museu - nomeadamente de pintura, mobiliário e joalharia - que foram herdadas e reunidas por Marta Ortigão Sampaio (1897-1978) e legadas ao Município do Porto em 1978. O bilhetes custa 2,20 e pode ser comprada em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
2. Quinta | Ouvir um concerto na Casa da Cerveja O programa Verão na Casa, da Casa da Música, vai levar os participantes à Casa da Cerveja, da Super Bock. Está garantida uma experiência cervejeira completa e um concerto surpreendente na Sala de Cobre. A entrada é livre - mas limitada a 50 pessoas - e os bilhetes estão disponíveis a partir das 10h00 de hoje, quinta, na bilheteira da Casa da Música. Depois é só aparecer pelas 18h00 no Café da Casa da Música. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)
3. Quinta | Participar na festa de apresentação da programação do Rivoli É hoje, das 19h00 às 22h00, que será apresentada a programação do Teatro Rivoli para a temporada 2018/2019 e, à semelhança dos outros anos, haverá uma festa cheia de surpresas. A primeira a ser revelada é o dj set de Maria Gambina. A entrada é livre. (Fotografia: José Carmo/Global Imagens)
4. Quinta a domingo | Fazer uma viagem no tempo na feira medieval Os Hospitalários no Caminho de Santiago Arranca hoje, quinta, e decorre até domingo esta recriação histórica que acontece em torno do Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos. Não faltarão os habituais cavaleiros, saltimbancos, encantadores de serpentes e os guerreiros terçando armas em combates de capa e espada. Estarão, também, presentes artesãos trabalhando ao vivo e doçaria conventual. A reconstituição do casamento real, e polémico, entre el-rei D. Fernando e Dona Leonor Telles é o momento alto do evento e acontece no domingo, a partir das 16h00. O preço do bilhete é de 1 euro. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
5. A partir de sexta | Explorar a Feira do Livro Arranca hoje mais uma edição da Feira do Livro, que homenageia este ano o cantautor José Mário Branco, a celebrar 50 anos de carreira. A feira propõe, assim, uma reflexão sobre a importância da literatura no universo da música. O músico de intervenção, cantor, compositor, letrista, produtor e ator verá o seu nome imortalizado na Avenida das Tílias, no dia 8 de setembro (sábado), às 17 horas. Uma hora depois, Anabela Mota Ribeiro modera um debate com o homenageado. A programação, com mais de 40 atividades, constrói-se assim à volta do tema da «liberdade, o amor e a sublevação», não esquecendo os ideais do Maio de 68, cujos 50 anos também serão assinalados. Entrada livre. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens)
6. Sábado e domingo | Ouvir concertos na Avenida dos Aliados A Câmara do Porto e a Fundação Casa da Música juntam-se para mais um ciclo de Concertos na Avenida, a 7 e 8 de setembro, que assinalam o encerramento das atividades de verão promovidas pela autarquia. Este ano, vão subir ao palco da Avenida dos Aliados a Orquestra Sinfónica e a Orquestra Barroca, esta em estreia no evento. Com direção musical do maestro e violinista Dmitry Sinkovsky, o seu espetáculo é dedicado a Vivaldi e às suas «Quatro Estações». Na segunda noite, será a vez da Orquestra Sinfónica do Porto apresentar um concerto festivo. Não vai faltar a tradição vienense com Strauss, ambientes associados ao Oeste americano descritos por Copland e, para dançar, as obras sinfónicas de Brahms e Enesco, inspiradas nas canções e danças do Leste europeu. (Fotografia: Carolina Branco/Global Imagens)
7. Experimentar um dos novos cafés do Porto Chama-se C'alma, abriu no Ateneu Comercial do Porto, e os seus proprietários pretendem diferenciar este lugar dos restantes mostrando o trabalho de diversos torradores em café de filtro. «Queremos trazer o máximo de café para a cidade e de diferentes torradores», explica Renato Andrade que abriu o café com Susana Ribeiro. É num ambiente charmoso que são servidas as bebidas de café. Além das bebidas como cappuccino, flat white, latte, e claro expresso, podem ser escolhidos vários cafés de filtro. Quem quiser ter uma experiência de degustação deve pedir a Experiência Filtro ou a Experiência Café. Na primeira, é servido um tipo de café filtrado por três métodos diferentes enquanto a segunda são três cafés diferentes feitos através do mesmo método. O C’Alma também trabalha com chás e tem alguma pastelaria disponível. (Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)
8. Domingo | Correr no porto de Leixões É no ambiente único do porto de Leixões que decorrerá a 5ª Corrida Porto de Leixões, organizada pela APDL e a EventSport. Os participantes podem decidir se vão à corrida de 10 quilómetro ou à caminha de 5, esta sem caráter competitivo. Ambas terão partida junto do novo terminal de Cruzeiros. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Feira do Livro regressa, assim como uma feira medieval que já vai na sua 13ª edição. De novo, há um concerto gratuito na Casa da Cerveja e um café requintado, que abriu num dos edifícios mais emblemáticos do Porto. Para descobrir as nossas sugestões para um fim de semana passado no Grande Porto, basta percorrer a fotogaleria acima.

Leia também:

Há um novo café junto à praia de Leça com comida saudável
Comida sazonal e vegetariana em Leça da Palmeira
Feiras e festivais no Norte para dizer adeus ao verão