Publicidade Continue a leitura a seguir

Caves do Vinho do Porto: quem as viu e quem as vê

Percorra a fotogaleria para conhecer melhor as caves Taylor's, Poças Júnior, Cálem e Cockburn's, em Vila Nova de Gaia. (Fotografia de Fábio Poço/GI)
01. Taylor's. Ao ritmo do visitante Foi uma das primeiras caves de Vinho do Porto a abrir ao público, já lá vão mais de três décadas, e no verão do ano passado foi alvo de uma remodelação profunda. Na Taylor's, o visitante decide se quer fazer a visita completa (duas horas) ou torná-la mais curta, se quer a companhia de um guia ou se prefere explorar sozinho (munido de um audioguia) os armazéns construídos no início do século XVIII. (Fotografias de Fábio Poço/Global Imagens)
01. Taylor's. Ao ritmo do visitante A iluminação cénica contorna tonéis e balseiros impressionantes e mais de 1500 pipas e a informação dada aos visitantes é detalhada e deita mão a vários formatos. Destaque para o interessante leque de vinhos disponíveis para prova a copo. Atenção ao Taylor's Edição Limitada 325º Aniversário – um Tawny Reserva que está quase a acabar e que custa 4 euros o copo – e aos Vintage Quinta de Vargellas 2002 e 2012 (7 e 6 euros, respetivamente), que fazem uma prova muito educativa.Vila Nova de Gaia, 20/06/2016 - Reportagem realizada esta manhã no novo centro de visitas das caves Taylor´s.
02. Poças Júnior. Novinho em folha Foi mais ou menos na mesma altura que a Poças Júnior, fundada em 1918 por Manoel Domingues Poças Júnior e com armazéns na parte alta do centro histórico de Gaia, abriu pela primeira vez as suas portas ao Mundo. O seu centro de visitas é o mais recente entre as caves de Vinho do Porto, mas as rotinas de sempre mantiveram-se. (Fotografias de Igor Martins/GI)
02. Poças Júnior. Novinho em folha As máquinas e o engarrafamento estão à vista de todos, numa visita que começa logo pelo armazém, conta a história de uma empresa familiar cuja gestão já vai na quarta geração, passa pelo cantinho do senhor Barbosa, o tanoeiro da casa, e termina numa sala de provas novinha em folha e com capacidade para 50 pessoas.
03. Cálem. Video mapping A Calém estreou em agosto circuitos distintos para grupos e visitantes individuais e inaugurou um museu que propõe uma experiência sensorial e tecnológica. O ponto alto da visita é o video mapping. Em dois balseiros, são projetados o bê-á- bá e várias curiosidades do Vinho do Porto, como o nível que atingiram as diferentes cheias no rio Douro ou o tempo que demora a construir um balseiro. (Fotografias de Global Imagens)
03. Cálem. Video mapping No museu, a visita é autoguiada e há uma mesa que desafia os visitantes a descobrir os aromas presentes no famoso generoso. Nas caves, a experiência continua a ser orientada pelos guias da Calém, mas está agora mais dinâmica. Há uma nova sala de provas, com 210 lugares, e a loja cresceu. Mantêm-se as sessões de fado ao final da tarde.
04. Clockburn's. Espreitar a tanoaria Fundada em 1815, a Cockburn's abriu o seu novo “lodge” em julho deste ano. Antes recebia uma ou outra visita, mas não tinha propriamente um centro de visitas. Tem hoje um museu, duas novas salas de prova e uma loja e a sua tanoaria – uma oficina única em Gaia – está aberta ao público em geral. (Fotografias de Ivo Pereira/GI)
04. Clockburn's. Espreitar a tanoaria Há sete tanoeiros nas caves da Symington, algo que já vai sendo raro no setor, e os visitantes podem vê-los em ação na oficina e nos armazéns. Destaque também para uma aguarela e desenhos a sépia e carvão do Barão de Forrester e para os vídeos publicitários da década de 60 do século passado que explicam por que deve pronunciar-se “Côberns” e não “Coqueberns”.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A região do Douro, o clima e o terroir durienses, os diferentes tipos de Vinho do Porto e a história dos produtores continuam a ser o enfoque destas visitas nas caves do Vinho do Porto. A forma como são apresentados está mais apelativa. Conheça a a Taylor’s, a Poças Júnior, a Cálem e a Cockburn’s em detalhe percorrendo a fotogaleria acima.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Há uma ‘nova’ cave de vinhos do Porto para visitar
Droop: uma casa no Porto para petiscar entre vinhos
Videomapping e experiências sensoriais nas caves da Cálem