Publicidade Continue a leitura a seguir

Belém: roteiro no bairro que simboliza as descobertas

Saiba o que visitar em Belém na nossa fotogaleria.
Associação Naval de Lisboa Só pode navegar ao sabor do vento quem souber governar a embarcação, mas é isso mesmo o que a Associação Naval de Lisboa propõe, ao ministrar aulas de vela.
Associação Naval de Lisboa
Enoteca de Belém Neste espaço o cliente tem à sua disposição uma vasta carta de vinhos com cerca de 80 referências. A gama de vinhos de mesa foi escolhida a partir de uma relação qualidade/preço idêntica, permitindo a oferta de qualquer vinho a copo a 4,50 euros e a garrafa a 22 euros. O menu muda periodicamente, mas há práticas que se mantêm. Nomeadamente, o uso de binóculos para escolher o vinho das estantes.
Enoteca de Belém
Nune's Real Marisqueira Percebes, carabineiros, bruxas, lagostas, lavagantes, cavacos, amêijoas e santolas são alguns dos mariscos que estão disponíveis. Mas há também peixe fresco e pratos de carne.
Nune's Real Marisqueira
Jardim Botânico Do parque às estufas, aqui se encontram cerca de quinhentas espécies, a maioria de origem tropical subtropical. Mas há também uma xiloteca, herbário e uma coleção zoológica. Embora direcionado para a investigação, este jardim tem áreas de lazer que se pode visitar.
Jardins do Palácio de Belém O Palácio de Belém e os seus jardins tem visitas guiadas que se realizam aos sábados, entre as 10h30 e as 16h30, conduzidas por técnicos do Museu, dão-lhe a conhecer a história deste monumento, num percurso que inclui toda a ala protocolar (sala das Bicas, sala de Jantar, sala Dourada, sala Império, sala dos Embaixadores), a Capela e o Gabinete Oficial do Presidente da República. No exterior do ´palácio, percorre-se os jardins centenários e as memórias de um lugar que foi, outrora, local de veraneio de reis e parque zoológico tropical.
Pastéis de Belém Sim, ir comer um pastel a Belém é tudo menos novo. O importante aqui é como escapar às filas de turistas. E a de dentro é sempre menor do que a do balcão. As melhores alturas do dia são entre as 08h00 e as 11h00 e das 19h00 às 23h00, revela um dos empregados da confeitaria mais concorrida de Lisboa.
Pastéis de Belém
Igreja de São Francisco de Xavier É uma das construções mais polémicas dos últimos anos. O templo, projetado por Troufa Real e inaugurado em 2011, pretende ser uma alegoria entre a vida de São Francisco Xavier e as Descobertas. Entre, veja a maqueta em exibição e compare com o que está construído.
Fundação Champalimaud O espaço está cheio de surpresas arquitetónicas e dá vontade de sentar a ler um livro ou apenas ficar a apreciar a paisagem. É sítio de ir com tempo ir ficando, a apanhar a brisa fresca que vem do Tejo. No complexo existe o Darwin's Café, um restaurante e cafetaria com vista para o Tejo.
Fundação Champalimaud
Estação Fluvial de Belém A estação fluvial de Belém tem ferries até à Trafaria. Os barcos também param em Porto Brandão, mas só para peões. Vale a pena dar uma volta pela margem sul para petiscar na Trafaria.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nos mapas e guias turísticos há locais lisboetas que estão obrigatoriamente assinalados: os bairros típicos, o castelo e, claro, Belém. Centro por excelência de património nacional (e da humanidade), ali estão as joias da coroa relativas às Descobertas – Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém e, muitos séculos mais tarde, o Padrão dos Descobrimentos.

Mas não só. Aquele lado da cidade assistiu a um dos episódios negros do século XVIII português, a um dos eventos mais emblemáticos do Estado Novo – a Exposição do Mundo Português, cujas marcas ainda podem ser vistas – e é há muito o «bairro» da primeira figura do país, ocupante do Palácio de Belém.

Nunca é tarde para redescobrir uma das maiores freguesias da cidade. Tão grande que percorrendo-a a pé de uma assentada poderá ser suficiente para abater as calorias acumuladas com os doces locais (e não falamos só dos pastéis mais famosos de Lisboa). Mas também há boas alternativas para quem preferir dar descanso aos pés. De uma forma ou de outra, o importante é ir. Há quanto tempo não é turista em Belém?

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Veja também:

Correr 10 km na Falésia para dormir em hotel de luxo
A Graça mudou. Passeio pelo renovado largo e rua
10 cafés com vista para o rio e mar em Lisboa