Publicidade Continue a leitura a seguir

Aproveitar o próximo fim de semana por terras de Viana

Percorra a fotogaleria para saber o que fazer em Viana do Castelo no fim de semana prolongado. (Fotografia: Artur Machado/GI)
PASSEAR Trilho dos Canos de Água Há lugar para mar, montanha e património no Trilho dos Canos de Água, com cerca de 10 quilómetros. É uma rota circular, desprovida de grandes dificuldades e que se faz em pouco mais de 3 horas, com início no alto do Miradouro de Santa Luzia. Daí segue por um caminho florestal até aos Arcos do Fincão – no topo dos quais passam os canos que dão nome ao trilho. Passa-se pelo lugar de São Mamede, conhecido pelas ruínas do povoado original, e continua-se até à Casa do Radar, edifício que serviu de posto de controlo aéreo durante a Segunda Guerra Mundial. Perto do fim, passa-se pela Citânia de Santa Luzia. (Fotografia: Igor Martins/GI)
COMER Viana Aromáticas & Etc Comida temperada com ervas aromáticas é o que sai da cozinha do Viana Aromáticas & Etc. O restaurante – ou melhor, «loja de degustação», como lhe chama Carlos Silva, um dos proprietários – abriu em 2016, numa rua perpendicular ao Jardim da Marginal, e não tem carta fixa. Ali cozinha-se o improviso. O prato do dia, chamado «aconchego», é sempre uma surpresa e pode ser peixe ou carne. Para petiscar, há folhados de alheira com tomilho e compota de tomate, bifinhos de porco estufados, folhado de legumes e quiche de espinafres com orégãos. A «partilha», ou seja, uma travessa de queijos com ervas aromáticas feitos exclusivamente para aqui são servidos com fatias de pão alentejano e compota de tomate. (Fotografia: Rui Ferreira/GI)
VISITAR Museu Interativo da Fábrica do Chocolate Conhecer todo o processo do fabrico de chocolate, desde os grãos de cacau até à tablete, é a experiência que os visitantes têm no Museu da Fábrica do Chocolate, que funciona também como hotel e restaurante. One funcionou a fábrica da Avianense agora há seis espaços para percorrer, entre um filme 4D imersivo que leva os visitantes numa viagem no tempo, contando a história da planta e dos olmecas, maias e aztecas, e a Fábrica, que permite a todos terem a experiência da fazer o seu próprio chocolate, recorrendo a várias máquinas. Rua do Gondim, 70. Tel.: 258244000. Das 10h00 às 18h00. Encerra à segunda. Entrada: 8/6 euros (adulto/criança 4-12 anos) (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
COMPRAR Mercado na Loja Paula Gonçalves e Rita Fernandes abriram o Mercado na Loja, uma fusão entre cafetaria e loja gourmet, numa das áreas mais jovens da cidade, onde quem entra tanto pode almoçar um wrap, uma salada, uma sanduíche, a massa ou o prato do dia, e ainda levar biscoitos, compotas e patés portugueses. Quanto a doces, sugerem-se a tarte de limão, o brownie, as queijadinhas e os pastéis de nata – tudo caseiro. Ao sábado, de quinze em quinze dias, serve-se pequeno-almoço buffet (das 10h às 12h), numa comprida mesa de estilo industrial. (Fotografia:Rui Manuel Fonseca/GI)
COMER Porta 93 São pratos com os sabores do Minho, mas executados de forma criativa, aqueles que Mariana Parra Neto Neto repara na cozinha do seu Porta 93, projeto que surgiu em 2013, e há um par de anos integrou a Casa Melo Alvim. Marisco do mar de Viana, peixe fresco e carnes regionais são alguns dos ingredientes usados pela chef para criar pratos como arroz de ouriços, chorinha, polvo ao alho com alecrim fumado e costela de cachena. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI)
COMPRAR À Moda Antiga - Retro Market & Bistrô Bicicletas pasteleiras para vender ou alugar, produtos tradicionais portugueses e ainda um bistrô, onde se servem hambúrgueres artesanais e pratos de comida do mundo compõem a loja À Moda Antiga – Retro Market e Bistrô. O projeto tem cerca de 5 anos e foi aberto por Joana e Filipe Maia, ambos formados em Engenharia Civil, que depois de muitas viagens e vários anos a trabalhar em Angola e na Austrália regressaram a Viana. (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
FICAR FeelViana Ostenta quatro estrelas mas assume-se, sobretudo, informal. O Feel Viana abriu há pouco mais de um ano – na margem sul do Lima, a dois passos da praia do Cabedelo – e divide-se entre um edifício principal e nove bungalows. No interior do edifício casa-se o rústico e o contemporâneo, graças à madeira, material abundante, e a peças de arte como quadros, esculturas e pequenos objetos. Ao todo, encontram-se 55 quartos, um centro desportivo, spa, piscina aquecida, uma taberna e o restaurante, com uma carta de autor criada para a degustação de produtos da região e da época, com empratamentos sugestivos. (Fotografia: Igor Martins/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tem rio, mar e boa gastronomia. A ajudar ao cartão-de-visita está a arquitetura característica, os imponentes santuários e a própria vida que brota em cada recanto. Por entre casas centenárias que não escondem as raízes surgem novos espaços, modernos e joviais. Razões mais que suficientes para lhe dedicar tempo em passeio.

Percorra a fotogaleria acima para saber o que fazer em Viana do Castelo no fim de semana prolongado.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Viana: Muito mais do que bolas de Berlim e Santa Luzia
Norte: Viana é uma cidade perfeita para uma escapadinha
Viana do Castelo: tradição e modernidade à mesa