Publicidade Continue a leitura a seguir

8 planos para um fim de semana de São João no Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer todas as sugestões. (Fotografia de GI/DR)
8. Dançar ao som do arraial Bai no Batalha! O Arraial de São João? Bai no Batalha!, organizado pela editora Meifumado Fonogramas, começa logo na sexta, às 17h00 e só termina doze horas depois. A festa faz-se com hip hop, dança, muito humor e pinceladas kitsch. O Homem do Robe, Mojo & Rosso Discos abrilhantam a noite que tem uma atração muito especial: o político-ninja-cantor Manuel Almeida, que vai fazer uma homenagem aos Modern Talking com o seu projeto Noray. (Fotografia de Igor Martins/GI)
7. Ver o fogo de artifício no miradouro da Bataria da Vitória No fundo da Rua de São Bento da Vitória, na zona da última judiaria do Porto, há um miradouro perfeito assistir ao fogo-de- -artifício sanjoanino. Dali vê-se sem obstáculos a Ponte Luiz I, o casario típico portuense e a margem de Vila Nova de Gaia, bem como a bonita serra do Pilar. (Fotografia de José Carmo/GI)
6. Ver a regata de Barcos Rabelos Todos os anos no Dia de São João, a regata de rabelos enche o Douro com as embarcações tradicionais que antigamente transportavam o vinho. Hoje, a sua função é erguer velas e tentar chegar em primeiro lugar à Casa Sandeman. A partida é às 15h, do Cabedelo. No final deste evento, organizado pela Confraria do Vinho do Porto, haverá entrega de prémios e um concerto de jazz. Tudo em frente à Sandeman, na marginal de Gaia. (Fotografia de José Mota/GI)
5. Participar na edição especial do Pôr do Sol nas Artes As festas de lusco fusco na Casa das Artes foram lançadas no início do mês e o São João traz uma edição especial que tem início às 17 horas e dura até às 00h00. Sardinhas, broa, fêveras, entrecosto e caldo verde, tudo para provar ao som de Samba sem Fronteiras. (Fotografia GI/DR)
4. Assistir às rusgas de São João Não são tão exuberantes como as marchas de Lisboa, mas cumprem o papel de dinamizar as freguesias e animar as ruas com fatos criativos e tradicionais, elementos alegóricos e canções. As rusgas do Porto dividem-se neste ano em sete grupos, representando as freguesias da cidade. O desfile começa às 18h na Praça da Batalha e desce até aos Aliados. O vencedor é revelado no dia seguinte. (Fotografia de Ivo Pereira/GI)
3. Arriscar num São João vegetariano O evento organizado pelo PAN, o partido Pessoas Animais Natureza, desde 2010. Na ementa há apenas petiscos vegetarianos, que podem ser provados na Rua do Infante D. Henrique, junto à Igreja de São Francisco, na Ribeira.
2. Petiscar nas Fontainhas na noite de São João Quem não reservou mesa para jantar, provavelmente já não terá lugar em restaurantes. Mas quem for para as Fontainhas não passará fome. Não faltam as sardinhas com pimentos nem as febras. O melhor é chegar cedo para evitar filas. A seguir ao jantar, quem quiser ver o fogo-de-artifício deve dirigir-se para Ribeira. Das Fontainhas, o melhor caminho é descer a Calçada das Carquejeiras. Devagar, porque é a pique. Se ainda não for meia-noite, é aproveitar para lançar um balão junto ao Douro e dançar noite fora no arraial. (Fotografia de Pedro Granadeiro/GI)
1. Música alternativa no Hard Club O Hard Club apresenta duas propostas muito diferentes. Às 22h30, na sala 2, o crossover trash metal dos brasileiros Ratos de Porão vai fazer tremer o antigo Mercado Ferreira Borges. A partir das 23h00 há festa drum n’ bass com Gjunkie Djs & Friends. Os bilhetes para o concerto custam 22 euros e para a festa 5 euros. (Fotografia de Ivan Del Val/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A tradição ainda é o que era e, por isso, vale sempre a pena encontrar o local perfeito e de vista desimpedida, para assistir ao fogo de artifício, às rusgas de São João ou até mesmo à regata de barcos rabelos. Mas as festas fazem-se também de propostas mais arrojadas e menos habituais.

É o caso do arraial da editora Meifumado, que vai levar à praça da Batalha, entre outros, o irreverente e antigo candidato à autarquia de Gaia Manuel Almeida (Noray), num tributo aos Modern Talking. Outra proposta, igualmente inusitada, é o São João apenas com petiscos vegetarianos, que se vai instalar junto à Igreja de São Francisco, na Ribeira.

Percorra a fotogaleria para conhecer todas as propostas para o fim de semana mais louco da cidade.

Partilhar
Morada
Rua Ruben A, 210, Porto (Campo Alegre)
Telefone
220116350
Horário
Das 10h00 às 12h15 e das 14h30 às 18h30. Das 14h00 às 20h45 ao sábado. Das 14h30 às 18h45 ao domingo. Não encerra.

Email
casadasartes@culturanorte.pt

GPS
Latitude : 41.15645467505801
Longitude : -8.643407202902154
Partilhar
Morada
Mercado Ferreira Borges, Rua do Infante D. Henrique, Porto (Ribeira)
Telefone
220101186


GPS
Latitude : 41.1418794
Longitude : -8.614938800000004