Publicidade Continue a leitura a seguir

8 motivos para não sair do Porto este fim de semana

Percorra esta fotogaleria para ver as sugestões de fim de semana no Porto.
1. Aproveitar a visita guiada à Portuguese Prisons Photo Project no CPF A antiga Cadeia da Relação, onde esteve Camilo Castelo Branco, recebe até dezembro a Portuguese Prisons Photo Project, um trabalho sobre prisões contemporâneas portuguesas dos fotógrafos Luís Barbosa e Peter Schulthess. Nove de setembro, 14 de outubro e 2 de dezembro são datas a fixar, já que foram os dias escolhidos para os autores das imagens fazerem uma visita guiada à exposição, no Centro Português de Fotografia (CPF) As entradas são gratuitas. (Fotografia de Carlos Santos Silva/GI)
2. Porto Wine Day Visitas guiadas a caves de vinho, uma regata para ver no Douro, provas que juntam o licoroso a pastel de nata, menus especiais de restaurantes e bares que conjugam pratos e petiscos com vinho do Porto. Tudo junto dá o Port Wine Day, um evento organizado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, que comemora o dia internacional dedicado à bebida. A festa destina-se muito a jornalistas internacionais que têm passado os últimos dias no Porto, mas também aos portuenses e visitantes da cidade, com várias atividades abertas ao público em geral. Uma delas é a Port Wine Day Sunset Party, que acontece no Jardim das Oliveiras a 10 de setembro às 17h00.
3. Feira do Livro do Porto Até 17 de setembro, os Jardins do Palácio de Cristal recebem editoras, leitores e autores para comemorar a literatura portuguesa e internacional. A edição deste ano é especialmente dedicada a Sophia de Mello Breyner, homenageando-a através de debates (um deles com a presença de Miguel Sousa Tavares), leituras inéditas, conferências e outras atividades que lembram a poetisa. Quem se fizer acompanhar pelos filhos vai ter também programas sobre a escritora portuguesa para fazer em família.
4. Escolher entre cereais...e cereais Abriu aaquele que é o primeiro café do Porto totalmente dedicado a cereais. São cerca de uma centena de variedades de cereais e outras tantas coberturas, que podem ser combinadas numa taça. No final é só escolher o leite e aqui a escolha também é vasta: vaca, soja, amêndoa, aveia ou arroz. (Fotografia de Octavio Passos/Global Imagens)
5. Beber a sangria da Champanheria da Baixa antes do verão acabar Fresquinha, com uma mistura de bebidas brancas, polpa de morangos frescos, espumante, canela e hortelã, assim é a sangria de espumante da Champanheria da Baixa. Um jarro é um consolo nas noites de verão e custa 20,50 euros (só um copo, 5 euros). Há ainda versões desta popular bebida na Champanheria: tropical, de champanhe e de vinho do Porto.
6. Fazer um desvio para ir ver o mosteiro de Leça de Balio ao Luar Noites de lua cheia são o pretexto para Moontosinhos, um trocadilho que destrocado se refere aos passeios organizados pelo arqueólogo Joel Cleto e inspirados nas histórias e lendas de Matosinhos. O próximo acontece este sábado, das 21h30 às 00h00 e o tema é Pelos Caminhos de Santiago em Matosinhos. O ponto de encontro é junto à Capela de Santo António do Telheiro, em São Mamede de Infesta, mas para se inscrever é preciso comprar o bilhete simbólico de um euro na Feira de Leça do Balio. O número para informações é 229379727
7. Apanhar o barco da Afurada Cruzar o Douro não tem de ser sinónimo de grandes passeios e cruzeiros. A prova é o barco que faz a curta travessia do Cais do Ouro, junto à ponte da Arrábida, e a Afurada, a vila piscatória de Gaia. No inverno os passeios terminam às 18h00, mas por enquanto ainda é possível ver o pôr do sol em pleno Douro, já que os barcos só terminam a sua função às 22h00. O melhor? A viagem faz-se por 1,50 euros.
8. Conhecer o Cantinho das Aromáticas As infusões, as ervas aromáticas secas e os condimentos são alguns dos produtos mais populares do Cantinho das Aromáticas, uma quinta em Canidelo dedicada à agricultura biológica. Há workshops para profissionais e leigos com frequência e o próximo acontece este fim de semana, destinando-se a quem quer produzir as suas próprias ervas aromáticas. Tem o custo de 200 euros e decorre sábado e domingo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um fim de semana dedicado ao vinho do Porto, com atividades por toda a cidade para comemorar o Port Wine Day, ou então à leitura, na Feira do Livro que acontece até dia 17 nos Jardins do Palácio de Cristal. Quem não quiser parar por casa durante sábado e domingo tem ainda oportunidade de assistir a uma visita guiada na antiga Cadeia da Relação, percorrer as ruas de Leça de Balio sob a lua cheia ou testar os cereais do novo cereal café do Porto.

 

Partilhar
Morada
Rua Fernandes Tomás, 916, Porto (Trindade)
Telefone
926655640
Horário
Das 09h00 às 22h00. Domingo das 10h00 às 19h00.
Custo
() Taças a partir de 3,30 euros


GPS
Latitude : 41.1506524
Longitude : -8.60925270000007
Partilhar
Morada
Largo de Mompilher, 1, Porto (Baixa)
Telefone
220962809
Horário
Segunda a quinta-feira, das 17h00 às 02h00. Sexta a sábado, das 15h00 às 03h00. Encerra ao domingo.

Email
info@champanheriadabaixa.com

GPS
Latitude : 41.1498494
Longitude : -8.613034700000071

Leia também:

As novidades que surgiram no Porto durante o verão
10 sítios para comer e beber com uma vista única sobre o Porto
15 casas no Porto para tomar um brunch