Publicidade Continue a leitura a seguir

8 boas ideias para fazer no fim de semana no Porto

Percorra a fotogaleria para conhecer todas as sugestões para este fim de semana.
8. Petiscar na baixa entre petiscos e cervejas Cozinheiros e cozinheiras reúnem-se durante 11 dias na Praça D. João I para saciarem os desejos de todos os portuenses que por lá queiram passar durante o evento Tascas na Baixa. No espaço vão juntar-se cinco casas portuenses – Cufra, My Palace, Madureira’s, Dona Maria Pregaria e Taxca – que aliam os seus pratos fortes, entre francesinhas, pregos e papas de sarrabulho, às cervejas da Selecção 1927 da Super Bock. O Tascas na Baixa está em funcionamento desde quinta-feira e mantém-se de portas abertas até 8 de outubro. A entrada custa 3 euros e inclui uma bebida. Para aproveitar todos os dias das 12h às 00h, sendo que à semana, a hora de encerramento é antecipada para as 23h.
7. Passar pela festa do gin em Serralves A Casa de Serralves volta a receber o evento Gin Tasting & Spirits - uma tarde recheada de cocktails assentes no gin, para provar com diversas combinações de sabores, entre 60 marcas de gin, preparadas por profissionais. A entrada custa 20 euros e a festa tem início este sábado, pelas 15h00.
6. Conhecer o novo café de inspiração havaiana Ambiente minimalista e ares tropicais compõem o cenário do novo café do Porto. A inspiração havaiana começa nas paredes e termina no prato, onde chegam poke bowls - uma espécie de salada de peixe cru que combina as influências japonesas sentidas no arquipélago do Pacífico -, infusões, tostas e haupia, a sobremesa especial da casa feita à base de coco e calda de frutos vermelhos.
5. Beber uma cerveja na Bierhaus Ferro, madeira, tons quentes e cerveja bem fresca. Assim se constrói a nova cervejaria da cidade que presta especial atenção à produção artesanal nacional, apesar do nome alemão. Um novo ponto de encontro para o final da tarde ou mesmo da noite, entre copos e petiscos.
4. Conhecer a Galeria da Biodiversidade A galeria instalou-se no Jardim Botânico da cidade em junho e convida à visita. Por ali, privilegia-se a parte estética da exposição sem descurar a ciência, enquanto se responde à pergunta: «Porquê preservar a biodiversidade?». Uma viagem pelos sentidos que diverte adultos e crianças.
3. Ir à descoberta das novidades do «café mais antigo da cidade» Desde 1899 que é uma das casas de referência da cidade. Os anos mais recentes foram atribulados para o Café Progresso que vive, agora, uma nova vida. A nova gerência lavou-lhe a cara e modernizou ementa e processos. O café continua a ser uma das especialidades da casa mas que agora se vê acompanhado de pizas em forno de lenha, vinhos e saladas.
2. Provar o mar à mesa no novo restaurante da Afurada Um dos novos restaurantes da Afurada nasceu no espaço de um antigo estaleiro, no interior de um edifício com 125 anos de história. Na ementa mantém-se a tradição da terra de pescadores: peixe grelhado na brasa, açorda, arrozes e marisco. Tudo conforme ditam as regras.
1. Ver o clássico Sporting - Porto no Adega Sports Bar É o primeiro grande jogo do campeonato nacional de futebol e a melhor receita para combater os nervos é juntar os amigos à mesa de um dos bares de desporto da cidade, entre dezenas de cervejas importadas e petiscos como asinhas de frango, hambúrgueres e costelinhas. A bola começa a rolar pelas 19h15 de domingo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O primeiro fim de semana de outubro passa-se entre pratos e copos. Desde logo, na praça D. João I, onde o evento Tascas na Baixa reúne francesinhas, petiscos e cerveja, fornecidos por algumas casas bem conhecidas dos portuenses. No outro lado da cidade, na Casa de Serralves, a estrela é o gin. Mas as degustações não se ficam por aqui. Há um novo café havaiano para conhecer, uma cervejaria e impõe-se igualmente uma visita ao renovado Café Progresso. E depois de uma visita às urnas no domingo, o melhor é mesmo terminar o fim de semana à mesa com amigos, para assistir ao primeiro clássico futebolístico da época. Espreite todas as sugestões na fotogaleria.