Publicidade Continue a leitura a seguir

5 aldeias e vilas que são autênticos postais de Natal

Veja mais imagens ao longo desta fotogaleria. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
1. Garfe Garfe é por estes dias a aldeia dos presépios, na Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga. O número aumenta este ano e, pela primeira vez, há 20 presépios expostos e elaborados pelos habitantes da freguesia. (Fotografia: Gonçalo Delgado/GI)
1. Garfe Este ano também foi inaugurada a Exposição da Coleção Privada de Presépios do padre Luís Peixoto, junto ao presépio de Salgueiros, com mais de 2130 exemplares. (Fotografia: Gonçalo Delgado/GI)
2. Óbidos Natal, já se sabe, rima com Óbidos. A Vila Natal regressou à região e ali permanece até 6 de janeiro. Para além de concertos musicais e espetáculos de teatro, Óbidos recebe pista de gelo, comboio de Natal, roda gigante e pinturas faciais, etc. (Fotografia: Henriques da Cunha/GI)
2. Óbidos As crianças até aos 12 anos pagam 5 euros para entrar na Vila Natal e os adultos sete. Menores de três anos têm entrada gratuita. (Fotografia: Henriques da Cunha/GI)
3. Cabeça Cabeça, perto de Seia, na Serra da Estrela, volta a transformar-se em Aldeia Natal. Esta é já a sexta edição da iniciativa, que começou a 15 de dezembro e que só termina a 6 de janeiro. A festa é a única no país em termos de decoração: todos os materiais usados são retirados da natureza. Giestas, videiras ou pinheiros são apenas algumas das matérias primas usadas para enfeitar da aldeia, que tem o visual completo com a utilização de luzes (Cabeça também é a primeira Aldeia Led de Portugal). A Aldeia Natal é um evento 100% sustentável. Uma das características marcantes da festa é o facto de que todo o trabalho é feito pelos moradores da aldeia. As pessoas dedicam horas dos seus dias e noites para preparar a decoração, num trabalho comunitário realizado em espaço próprio. Outro aspecto a destacar é o fato de, durante o evento, os moradores da aldeia abrirem as portas das suas casas para receber os visitantes. Na edição anterior , a festa levou milhares de pessoas à aldeia. Neste ano, a organização aposta num crescimento do número de visitantes. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
3. Cabeça O que torna esta festa especial é o facto de ser 100% sustentável, e de todos os materiais usados para decoração serem retirados da natureza. Todo o trabalho é feito pelos moradores desta aldeia. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
4. Piódão Está situada no concelho de Arganil e é conhecida como «aldeia presépio», pela disposição das suas casas na encosta. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
4. Piódão À noite, o ambiente fica ainda mais mágico com as iluminações das casas desta aldeia histórica, onde parece que é Natal todos os dias. (Fotografia: Maria João Gala/GI)
5. Castanheira de Pera A festa Natal na Aldeia está de regresso a Castanheira de Pera, distrito de Leiria. Até 6 de janeiro, as ruas enchem-se de luzes e há atividades para toda a família: peddy-paper, viagem de comboio, concertos, pista de gelo e carrossel natalício. (Fotografias: DR)
5. Castanheira de Pera Tascas com sabores da região também não faltam. Saiba mais aqui. (Fotografias: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

De norte a sul do país, as aldeias e vilas ganham nova vida – e luz, literalmente – e transformam-se em autênticos postais de Natal. Quer seja com as iluminações nas ruas, com presépios gigantes e sustentáveis, feitos com materiais da natureza, ou com atrações como pista de gelo, roda gigante e feiras natalícias. Para consultar este pequeno roteiro rural por territórios como Garfe, Piódão e Castanheira de Pera, a tempo de celebrar o Natal que está à porta, basta percorrer a fotogaleria acima.

 

Leia também:

Lisboa: 7 programas para um fim de semana natalício
6 sugestões para o último fim de semana antes do Natal no Grande Porto
Lisboa e Porto no top 15 das mais populares do mundo no Natal