Publicidade Continue a leitura a seguir

Vêm aí dois feriados. Alinha numa destas escapadelas?

Percorra esta fotogaleria para conhecer 11 das nossas sugestões para uma escapadela nos feriados de dezembro. (Fotografia: Artur Machado/GI)
1 - Quinta dos Perfumes, Tavira A procura, sobretudo entre estrangeiros, levou os donos a alargar a oferta deste espaço no verão passado, com nove novos quartos que se juntaram aos seis que já existiam desde 2013. Há também jardins, uma zona recatada rodeada de laranjeiras, piscina de água salgada com bar self-service e uma horta biológica para ter sempre produtos frescos. E que bem se está no campo com a serra e o mar à vista. Preço por noite em quarto duplo: a partir de 90 euros, com pequeno almoço incluído. (Fotografia: Sara Matos/GI)
1 - Quinta dos Perfumes, Tavira (cont.) Em Tavira, sugerimos ainda o restaurante Alcatraz para comer. A especialidade da casa é cabidela de choco e o preço médio 15 euros. Para um belo passeio, os 18 mil hectares do Parque Natural da Ria Formosa são uma excelente opção. (Fotografia: Sara Matos/GI)
2 - Baiona Guesthouse, Santo Tirso Implantada entre várias fábricas têxteis do Vale do Ave, nasceu uma guesthouse que prima pelo silêncio e elegância. Há quatro quartos, três deles suites, e um terraço partilhado. O exterior também reserva surpresas: piscina, campo de ténis e ginásio com sauna seca. Preço: quarto duplo a partir de 60 euros, com pequeno-almoço incluído. (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
2 - Baiona Guesthouse, Santo Tirso (cont.) Já que está por esta zona, porque não comer no restaurante T-Food , Wine and Fun, com uma cozinha moderna, de autor. O preço médio é de 25 euros. Aproveite também o facto de Santo Tirso ser uma das cidades com mais espaços verdes e faça um passeio. (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
3 - Casas do Regato, Castelo Branco Uma antiga propriedade agrícola com nove hectares repleta de oliveiras e sobreiros centenários soube tirar o melhor partido da sua envolvência campestre. É um desses sobreiros que dá especial encanto à casa. Uma casa em pedra, do século XIX, composta por dois quartos independentes exteriores e duas suítes no edifício principal. Sala de estar e de jantar, forno a lenha, barbecue, lareira, cozinha equipada, está cá tudo o que é preciso. Preço por noite em quarto duplo a partir de 100 euros. (Fotografias: Sara Matos/GI)
3 - Casas do Regato, Castelo Branco (cont.) O Restaurante O Lagar fica inserido na Herdade. Um antigo lagar de azeite onde se celebram os pratos da Beira Baixa, entre eles lagarada de bacalhau ou cabrito assado em forno de lenha. Preço médio é de 15 euros. (Fotografias: Sara Matos/GI)
4 - Quinta da Bouça, Marco de Canaveses Um agroturismo com 16 hectares rodeado pelas serras do Montemuro, Aboboreira e Montedeira. O Douro deixa-se ver ao fundo. A quinta é ideal para adeptos de caminhadas, cavalos (existe um picadeiro, com várias éguas garranas), natureza, paz e tranquilidade. Colher frutos ou vegetais da horta, apanhar pinhas e provar o Vinho Verde da casa são outras das atividades. Quatro casas no total, em pedra, tão tradicionais quanto confortáveis. Podem alojar de duas a seis pessoas. Preço por noite em quarto duplo a partir de 55 euros. (Fotografia: Octavio Passos/GI)
4 - Quinta da Bouça, Marco de Canaveses (cont.) Com um preço médio de 15 euros, o restaurante Tabua D’Aço, é uma boa sugestão para uma deliciosa refeição. Um projeto familiar de Maria de Fátima e do chef austríaco Thomas Egger que aposta na cozinha duriense. O bacalhau na telha ou o bife do lombo com molho de vinho do Porto estão entre os pratos maiores. (Fotografia: Octavio Passos/GI)
5 - Casas do Telhado, Penafiel As quatro casas de aldeia reabilitadas para turismo estão imersas na ruralidade mas também num pedaço da História portuguesa. Aqui nasceu e viveu, no século XIX, José Teixeira da Silva, o conhecido salteador português mais conhecido como Zé do Telhado. A propriedade convida a passeios a pé, mas também há cavalos e bicicletas, campo de ténis e voleibol, e até caiaques para navegar no Tâmega, já para não falar na piscina rodeada de verde. Preços: T1 a partir de 80 euros, com pequeno almoço deixado à porta. (Fotografia: Artur Machado/GI)
5 - Casas do Telhado, Penafiel (cont). Em Penafiel, sugerimos o restaurante rústico O Engaço, que não trabalha com lista e usa o que chega da terra ou da lota de Angeiras, pois apenas cozinha com frescos. O preço médio é de 20 euros. Para passear, Penafiel é um dos concelhos da Rota do Romântico, que se estende pela região com 58 monumentos para visitar. (Fotografia: Artur Machado/GI)
6 - Casa de Mogofores, Anadia A experiência de se estar num espaço oitocentista que mantém a charme da época sem luxos desnecessários vale por si só. O complexo é constituído pelo edifício principal, onde os hóspedes dispõem de três quartos com casa de banho. Ao lado, há três apartamentos equipados com cozinha, sala, casa de banho e quarto. Há também uma piscina interior. Preço: quarto duplo a partir de 90 euros, com pequeno almoço incluído. (Fotografia: Artur Machado/GI)
6 - Casa de Mogofores, Anadia (cont.) Por reserva (e apenas para grupos entre 10 e 36 pessoas), a Casa de Mogofores abre o seu espaço de restaurante, que ocupa uma antiga taberna rural. Outra sugestão para comer é a Quinta do Encontro, com pratos tradicionais e de autor, e vista para as serras do Caramulo e Bussaco. Preço médio de 30 euros. (Fotografia: Artur Machado/GI)
7 - Cerquido Village & Spa, Ponte de Lima O Cerquido Village & Spa, na freguesia de Estorãos, a 20 minutos da vila de Ponte de Lima, é um conjunto de bungalows e uma casa de pedra restaurada instalados em modo panorâmico sobre o vale do Lima. Um espetáculo pode ser apreciado dentro de uma piscina aquecida. A casa acolhe seis pessoas num ambiente entre o rústico e o contemporâneo. Quanto aos bungalows, cada um pode alojar quatro pessoas num espaço pequeno porém confortável (nomeadamente para famílias com crianças). Preços: casa a partir de 135 euros, bungalows por 85 euros (sem pequeno-almoço). (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
7 - Cerquido Village & Spa, Ponte de Lima (cont.) Uma boa escolha para comer na vila de Ponte de Lima é o restaurante Encanada. O arroz de sarrabulho com rojões, acompanhado de um vinho verde limiano e de um leite-creme ficarão na memória. O preço médio é de 20 euros. Se quiser andar para ajudar a fazer a digestão, tem ali perto a Serra D'Arga, recheada de biodiversidade e encantos rurais, bem como trilhos de caminhada e BTT. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
8 - Parque Biológico de Vinhais, Vinhais O Parque Natural do Montesinho é uma descoberta a fazer pelo menos uma vez na vida e estes cinco hectares de Vinhais, que ficam à porta dele, é uma boa maneira de começar. O Parque Biológico da vila transmontana abriu em 2008 e uma das ofertas mais interessantes é a do alojamento em bungalows que vão do T2 ao T4 ou em pods (para um casal e uma criança até 12 anos), equipados com conforto – e aquecimento -, em redor da piscina biológica. Preços: a partir de 40 euros (sem pequeno-almoço incluído). (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
8 - Parque Biológico de Vinhais, Vinhais (cont.) A churrasqueira Vasco da Gama, em Vinhais, é uma boa opção para comer a honesta (e farta) comida local, dos cuscos às alheiras caseiras. O preço médio é de 8 euros. Se quiser passear, vá até ao Parque do Montesinho. Convém estar preparado para o encanto e para algum desalento, porque é uma região que se despovoa. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)
9 - Hotel Rural da Misarela, Montalegre Um ambiente de simplicidade e informalidade, mas com detalhes de aconchego que o fazem parecer uma casa de família. Há 12 quartos duplos e uma suíte, todos com varanda sobre o rio. Cá fora, há uma pequena piscina com vista e um bosque com árvores de fruto (das quais se fazem compotas para o pequeno almoço), carvalhos, sobreiros e azevinhos e ainda cedros e abetos. Preço: quarto duplo a partir de 85 euros, com pequeno almoço incluído (grátis para crianças até aos 5 anos).
9 - Hotel Rural da Misarela, Montalegre (cont.) Para além de um passeio à bela e mística Ponte da Misarela, sugerimos ainda uma ida ao restaurante Ponte do Diabo, dentro do hotel. Experimente esta viagem pela comida tradicional das várias regiões portuguesas, com influência do receituário antigo – ao ponto de ali se encontrar uma receita de galinha inspirada nos Descobrimentos. Preço médio: 22 euros
10 - Casa de Atalaia, Palmela Existem quatro quartos. Todos diferentes, com mobiliário moderno a casar com outro mais antigo, herdado dos pais da proprietária. As divisões homenageiam diferentes locais da vila, com o quarto Castelo de Palmela, construção visível desde o terraço. É aí que se encontra a piscina descoberta, mas também uma vista privilegiada para os moinhos e para o jardim que sobe até ao castelo. (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/GI)
10 - Casa de Atalaia, Palmela (cont.) A meia hora de carro do centro de Palmela, a Casa Ermelinda Freitas conta a história de uma geração de mulheres ligadas ao vinho. A visita inclui uma passagem pela sala de ouro, onde estão os prémios, visitas à adega nova, a cave principal dos vinhos reserva e ao museu. (Fotografia: Nuno Pinto Fernandes/GI)
11 - Águamel, Sintra A primeira refeição do dia desta guesthouse boutique, no centro de Sintra, começa ainda nos quartos, já que o cheiro a pão acabado de cozer sobe escadaria acima. É o sinal de que está pronto o pequeno-almoço. Só existem cinco quartos, todos com nomes de flores procuradas pelas abelhas para extrair o néctar e, dois deles, oferecem até vista para a Regaleira. Quarto duplo a partir de 83 euros (com pequeno-almoço incluído). (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)
11 - Águamel, Sintra Ir a Sintra pede uma visita ao Café Saudade, que ainda preserva as antigas bacias usadas para confecionar as queijadas de Sintra, mas é ainda mais justificada pelos scones XL, os bolos caseiros e a diversidade de tostas. (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)

Publicidade Continue a leitura a seguir

De norte a sul, estes são onze lugares de estilo familiar para planear umas mini férias entre feriados – aproveitando os dois que se aproximam, a 1 e 8 de dezembro -, ou uma escapadela de outono/inverno.

Todos estes espaços, pequenos hotéis ou casas de turismo rural estão rodeados por natureza e bons pretextos para passeios, lugares de boa comida e são todos boas opções para acolher famílias. E, claro está, não ficam de parte as ofertas de arte e cultura ligadas a estes locais.

As sugestões são variadas, com localizações em Tavira, Santo Tirso, Castelo Branco, Marco de Canaveses, Penafiel, Anadia, Ponte de Lima, Vinhais, Montalegre, Palmela e Sintra. Vamos escapar?

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Vêm aí os Guias para Escapadelas Gastronómicas
Mafra: Escapadela na natureza digna de um verdadeiro rei
3 turismos rurais na natureza para descobrir em Grândola