Publicidade Continue a leitura a seguir

Porto: 10 sugestões para este fim de semana

Percorra a fotogaleria para ver todas as sugestões.
1. Conhecer a história do Porto no Dia Nacional dos Centros Históricos O dia 25 de março marca a celebração dos corações das cidades. No Porto, a festa faz-se um pouco por toda a Baixa, com uma programação que inclui mais de 70 eventos ao longo de 12 horas. Animação de rua, concertos, exposições e visitas guiadas vão encher as ruas. Em destaque, a viagem no tempo organizada pela Portgall e o Porto Storytellers, em que quatro atores dão vida a diversas personagens que marcam a história da cidade: o soldado, o mercador, o pescador e a freira. O percurso tem início no Terreiro da Sé e termina no Passeio das Virtudes, com passagens pela Batalha, Largo dos Lóios e da Cadeia da Relação (Centro Português de Fotografia). A participação exige inscrição prévia e as atuações têm início às 14h00. (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
2. Inauguração da exposição da artista plástica Luísa Abreu O fim de semana vira-se para as artes e tem um dos pontos altos na inauguração da exposição da artista plástica Luísa Abreu. A colectânea de obras dos últimos quatro anos vai estar patente na galeria Sala 117 até 29 de abril, com a estreia a acontecer este sábado, pelas 15h00. A artista natural de Amarante e formada na Faculdade de Belas Artes do Porto apresenta, aos 29 anos, uma seleção de obras sob o tema «Foge-se em grupo porque assim se foge melhor».
3. A vida obra do escritor portuense Raul Brandão Escreveu a par com algumas das melhores personalidades das letras do seu tempo mas é ainda largamente desconhecido. A 25 de março, celebra-se o 150.º aniversário de Raul Brandão, homem da cidade, escritor e jornalista, com obra marcada por trabalhos de ficção mas também livros de viagens. Este sábado, os dois eventos que irão acontecer em paralelo, em pontos diferentes da cidade, vão dar a conhecer aos portuenses a vida e obra de um dos seus conterrâneos. Pelas 16h00, a Biblioteca Municipal do Porto, junto ao Jardim de São Lázaro, inaugura a exposição «Raul Brandão: 150 anos, Biografia e Vida Literária». A partir das 17h00, a Casa-Museu Guerra Junqueiro dá início à exposição «Raul Brandão: 150 anos, Pintura e Ilustração».
4. Sérgio Godinho apresenta o seu primeiro romance aos portuenses Dá música para a escrita, Sérgio Godinho faz uma viagem até às páginas do seu primeiro romance, «Coração Mais Que Perfeito», editado este ano. Em mais uma edição do Porto de Encontro - À Conversa com Escritores, promovido pela Câmara Municipal do Porto, o músico irá debater a sua última obra num evento de entrada livre, na Biblioteca Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal. A sessão irá também contar com a presença da cantora Manuela Azevedo. (Fotografia de Pedro Rocha/GI)
5. Assistir à peça «Como Ela Morre», no Teatro Nacional São João A eterna obra de Tolstoi é recontada e imaginada por Tiago Rodrigues, autor e encenador responsável por «Como Ela Morre», co-produzida pela companhia belga TG STAN. A peça, que fez a sua estreia no Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, no início de março, sobe ao palco do Teatro Nacional São João pela última vez este sábado, às 21h00. (Fotografia de Filipe Ferreira/DR)
6. Beber um copo no Pausa Bar No final de um dia dedicado às artes, um copo no Pausa Bar vem sempre acompanhado de uma boa conversa. Os sofás e cadeiras confortáveis, o ambiente a meia luz e a música de fundo a um volume apropriado convidam a isso mesmo. Qualquer tertúlia pode ser regada com uma das várias dezenas de referências de cervejas artesanais, gins e um ou outro petisco, bem português e sempre despretensioso. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
7. Provar o menu de primavera à mesa do Food & Friends À entrada da primavera, o restaurante do hotel Holiday Inn Porto Gaia lança uma ementa especial criada para a nova estação. Este domingo é a última oportunidade para provar os novos pratos do menu que custa 25 euros por pessoa, sem bebidas. À mesa vai chegar uma salada de pêra com queijo creme, amêndoa, romãs e sementes de chia, naco de atum grelhado com aromas de limão e ervas frescas ou coxinha de pato confitada com molho de laranja, puré de batata doce e legumes baby. Para terminar, um carpaccio de abacaxi com sorvete de lima e hortelã.
8. Ir às compras ao Mercado da Primavera em Serralves A partir das 10h00 de domingo e até ao final do dia, é possível encontrar o substituto perfeito do hipermercado na Quinta de Serralves. É ali, ao ar livre, que irá ficar instalado o Mercado da Primavera, repleto de produtos sazonais locais, legumes, pães, queijos, compotas e frascos de mel, para encher a despensa de boa comida.
9. Jantar no Mangá Sushi House A casa de sushi de Cedofeita leva os clientes numa viagem pela cultura japonesa, da gastronomia à banda desenhada, cujas personagens habitam as paredes em ilustrações coloridas por Luís Figueiredo. Sushi tradicional ou de fusão, os habituais temakis e uma seleção alargada de peixes fumados compõem a ementa ideal para um jantar de domingo. (Fotografia de Adelino Meireles/GI)
10. Ouvir jazz no Embaixada Duas vezes por mês, sempre ao domingo, o Embaixada retira do ar a habitual lista de músicas e empresta o espaço às bandas de jazz locais. Desta feita, o palco fica a cargo do contrabaixista Leonel Ribeiro, brasileiro com base no Porto, que fará uma viagem pelos ritmos latinos e brasileiros, entre clássicos, acompanhado do seu quarteto composto por José Ferra na guitarra, Elias Borges no saxofone e Lucas Wink na bateria.

Publicidade Continue a leitura a seguir

As temperaturas baixas não anunciam uma primavera amena. Porém, isso não significa que este fim de semana esteja destinado a ser passado no sofá. Sábado é dia de celebrar os centros históricos nacionais e, pelo Porto, a data marca-se com dezenas de atividades espalhadas pelas ruas.

Há também peças de teatro, concertos de jazz, exposições e um sempre apetecível Mercado de Primavera, em Serralves, a convidar trocar os corredores do hipermercado pelo ar livre dos jardins. Siga o roteiro da Evasões para os próximos dois dias.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.